aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário















Introdução
















1. HISTÓRIA
O alumínio é um metal leve e resistente, de aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de oxidação que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico, nem magnético, e não cria faíscas quando exposto à atrito.
Há mais de sete mil anos, os ceramistas da Pérsia fabricavamvasos de barro com óxido de alumínio (conhecido atualmente como alumina) e, trinta séculos mais tarde, os egípcios e babilônicos utilizavam outro composto similar em seus cosméticos e produtos medicinais. No entanto, a real existência e funcionalidade do alumínio ainda eram desconhecidas.
O químico inglês Humphrey Davy conseguiu provar a existência do alumínio em 1808. Já em 1821 o francês P.Berthier descobre no sul da França, um minério avermelhado com 52% de óxido de alumínio. É a descoberta da bauxita, matéria prima para a produção de alumina. Quatro anos depois, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted conseguiu isolar o alumínio a partir do cloreto de alumínio, produzindo pequenas quantidades do metal. Tantas experiências bem sucedidas nos estudos da produção de Alumínio,permitiram que seu custo baixasse de US$ 545 para US$ 17 o grama, quase o mesmo valor da prata. 
O americano Charles Martin Hall, aluno da Oberlin College de Ohio descobriu como fabricar óxido de alumínio: a alumina. Em 1886, Hall colocou em um recipiente certa quantidade de cristal de criolita com alumina e passou uma corrente elétrica. Várias partículas de alumínio foram formadas a partir destatécnica de redução, conhecida como processo de Hall-Héroult, que em 1888 produziu a primeira peça de Alumínio feita industrialmente. Até hoje, a técnica de Redução eletrolítica é o único processo de produção de alumínio em quantidades comerciais.
O Alumínio é o metal do passado, do presente e continuará a direcionar as inovações do futuro. Em 2011, o Alumínio fez 125 anos, graças a essa descobertafascinante, milhares de produtos modernos foram fabricados ultilizando menos energia, com maior segurança, leveza, podendo ser reciclado infinitas vezes.
1.2 Alumínio no Brasil
O Brasil é o terceiro maior produtor de Alumínio do mundo, precedido por China e Austrália. O minério de bauxita, do qual se produz o alumínio metálico, encontra-se abundantemente no Pará, com cerca de 85% da reservanacional, seguido pelos 14% encontrada em Minas Gerais.
2. Passos de produção
A produção de alumínio é um processo que exige tempo e consome bastante energia. No entanto, uma vez produzido, o alumínio pode ser reciclado infinitamente, sem perder suas excelentes propriedades.
2.1 Bauxita
O alumínio é o terceiro elemento mais abundante da crosta terrestre. Há vários minerais diferentes. A bauxita é amatéria-prima mais comum para fabricar a alumina destinada à produção do metal de alumínio.
As jazidas de bauxita se encontram principalmente num largo cinturão em torno do Equador, a bauxita é abundante, sendo encontrada também em áreas tropicais, onde a decomposição intensa tem gerado bauxita.
Em geral, a bauxita é encontrada numa camada pouco espessa (normalmente de 2 a 5 metros), próximada superfície.
A produção mundial é de cerca de 250 milhões de toneladas, apresentando uma taxa anual de crescimento acima de 5% na última década, em grande parte estimulada pela crescente demanda chinesa.
Bauxita é o principal minério do alumínio. Ele foi formado como um produto residual no decorrer de milhões de anos pela decomposição química de rochas que contém silicatos de alumínio.Descoberta pela primeira vez em 1821, na França, desde então a bauxita foi encontrada em diversos lugares no mundo todo.
2.1.1 Quanta bauxita há no mundo?
As reservas de bauxita que se tem conhecimento correspondem aproximadamente a 29 bilhões de toneladas métricas. No ritmo da extração atual, essas reservas ainda durariam por mais de 100 anos.
Se incluirmos, porém, os recursos de bauxita ainda por...
tracking img