O Advogado Do Diabo

Páginas: 11 (2609 palavras) Publicado: 5 de maio de 2015
O advogado do Diabo

Suspense e drama envolvem o filme que retrata a história de Kevin Lomax, um advogado criminal.

Com uma certa conotação religiosa, o filme caracteriza problemas como egocentrismo, vaidade e ganância no homem, mostrando as consequências negativas que acontecem caso esses pecados sejam exercidos.

Fácil de ser persuadido pela sua vaidade, Lomax se deixa levar pelas tentações,pois todo o mal se apresenta de uma forma convidativa e mascarada. 

Nas primeiras cenas do filme, notamos que as más intenções já cercavam o protagonista, agindo através do jornalista. Por meio de provocações, o noticiarista fez com que ele tomasse uma decisão que fugia aos seus valores, valores aqueles que lhe foram passados pela sua mãe, que era uma religiosa, – o advogado defende a inocênciade seu cliente, mesmo sabendo da culpa dele.

Depois de sua atitude errada, o advogado acredita conseguir na bebida um alívio temporário, uma fuga de seus problemas, e nesse contexto de alienação, um dos funcionários de Milton, um grande empresário do ramo advocatício, consegue convencer Kevin a se mudar para Nova Iorque oferecendo-o um bom dinheiro, um ótimo emprego, o que tornaria possível dar asua esposa e si mesmo mais conforto e melhor qualidade de vida.

Chegando à Nova Iorque, ele se depara com um mundo totalmente diferente do qual ele vivia com constantes provações e pecados. Durante o filme inteiro Lomax luta por coisas que ele considera importante, como o dinheiro e sucesso, acreditando que tais coisas possam lhe trazer prazer e conforto. Ele dedica todo seu tempo ao seutrabalho, e deixa de lado o que realmente poderia trazer-lhe a verdadeira felicidade, como o amor de sua esposa e mãe.

Kevin descobre no final que Milton é seu pai. Também percebe como que ele foi influenciado e vai atrás dele, no dialogo final, o diabo tenta se colocar como uma figura de salvação para os seres humanos e se aproveita da fraqueza de Kevin para tentar persuadi-lo a se juntar a ele,mostrando os defeitos de Deus sobre os seres humanos e as vantagens dessa união.

A ideia de livre arbítrio é reforçada a todo o momento do filme, porém, percebemos pela história que nem sempre essas escolhas feitas por si mesmo são isentas da coerção que o meio exerce. Com base nos princípios do naturalismo, acreditamos que o meio e as pessoas que estavam ao redor do advogado fizeram toda a diferença nomomento em que o mesmo foi tomar suas decisões. Por mais que o satanás insistisse na ideia de livre arbítrio, ele sempre arrumava um jeito de encurralar Kevin para que todos os seus planos seguissem da forma correta. 

Alguém que provoque uma injustiça para benefício próprio, acaba tendo sobre si consequências que acabam prejudicando, vindo de uma forma que mostre seus erros para que os mesmossejam consertados. A natureza do homem é uma só que por si só o ele não tem como mudar, o fim do filme mostra isso quando ele volta a sua vida normal na cena do banheiro e decide fazer diferente, mas mesmo ele deixando o caso de abuso sexual de lado, ele começa a entrar naquela mesma situação anterior, mas de uma forma diferente de como aconteceu da primeira vez.
TRAGICOMÉDIA CÓSMICA

Sob quemáscaras espreita-se o mal? A grande ameaça à harmonia e ao equilíbrio da vida, aquilo que as grandes religiões se habituaram a batizar de Demônio ou Satanás pode estar bem mais perto do que, à primeira vista, podemos supor.
Em “O ADVOGADO DO DIABO” (Devil’s Advocate, EUA, 1997 ) essa entidade maligna atende pelo nome de John Milton, advogado de extraordinário sucesso, magistralmente interpretado por AlPacino.
Revelações e surpresas acumulam-se generosamente nesse filme intrigante, que expõem as fragilidades da condição humana diante das oscilações entre seu lado luminoso e sombrio e, ao mesmo tempo, sua fortaleza advinda da responsabilidade e da grandeza do homem em assumir as conseqüências de seus atos.
Entre confrontos cosmogônicos e rituais satânicos; embates entre as motivações do ódio e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Advogado do diabo
  • Advogado do Diabo
  • Advogado do diabo
  • Advogado do diabo
  • Advogado do diabo
  • ADVOGADO DO DIABO
  • O advogado do diabo
  • Advogado do Diabo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!