Advogado do Diabo

Páginas: 7 (1745 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
O filme retrata a história de Kevin um jovem advogado bem sucedido, que cresce e se estabelece profissionalmente em uma cidadezinha no interior da Flórida.
Por nunca ter perdido um caso uma grande firma de advocacia de Nova York lhe faz uma proposta. Kevin aceita a proposta e se muda para Nova York acompanhado de sua esposa Mery Ann. Kevin mergulha no trabalho, as situações surgem e ele nãoconsegue mais se afastar da nova rotina. Por estar sempre trabalhando acaba convivendo cada dia menos com sua mulher e sua relação começa a sofrer um desgaste. Então Mary Ann inicia um processo quase irreversível de depressão.
O diretor procura explicitar no filme como a vaidade humana afeta a sociedade atual dando diversos exemplos, como pessoas que se envolvem em esquemas ilícitos por dinheiro,pessoas que só pensam no bem próprio entre outros estereótipos. Ainda mais, ele mostra como a vaidade das pessoas pode ser utilizada para manipulá-las, modificando os valores de bem e mal, certo e errado, virtude e pecado.

Em síntese, o filme é muito bem elaborado e com certeza uma grande produção de Taylor Hackford (também diretor de Ray, 2004), com um excelente roteiro e elenco, incluindo KeanuReeves E Al Pacino nos papéis principais. Apesar do filme não ter tido muito prestigio nos cinemas e ser classificado como um drama agrada os mais diversos públicos por sua dinamicidade, mistério e tensão.
"A vaidade é o meu pecado favorito"O filme revela a estratégia de satanás: controlar estruturas econômicas, políticas e jurídicas. Ele faz isto enredando homens que por causa de sua vaidadepessoal são atraídos a esquemas ilícitos. Na sua busca de poder,dinheiro e sexo o homem vai anestesiando gradativamente sua consciência edestruindo sua família.Em duas ocasiões somos surpreendidos por esta fala de Milton: - "a vaidade é o meu pecado favorito". De todas as fraquezas humanas a vaidade é que ele melhor conhece e mais explora.A vaidade é filha do orgulho que é a raiz de todos ospecados. Orgulho é essencialmente destronar Deus do coração e colocar o "eu" no seu lugar. É o próprio pecado de Satanás, o primeiro pecado (Is 14.12-15), como também a tentação a que Eva sucumbiu: "sereis como Deus" (Gn 3.2-4). Foi a tentação do orgulho e autonomia de Deus que Jesus enfrentou no deserto (Mt 4.1-11).Caímos na tentação do orgulho cada vez que deliberadamente descartamos a vontade de Deuspara fazer o que nos agrade. É em si mesmo um pecado, mas também a fonte de todos os outros pecados.O orgulho se expressa através de todas as formas de auto-suficiência e idéias amplificadas de suas próprias habilidades, virtuais e importância, sempre comparadas com os outros que são considerados inferiores. O orgulho nos leva ao desejo de ser admirados, estar no centro das atenções, ser sempreacatados nos nossos julgamentos, ser respeitados nas nossas opiniões, e de impor sempre nossa vontade aos outros, nunca sendo contrariados.O orgulho tem três filhas: a presunção, a ambição e a vaidade.A presunção é o desejo de coisas elevadas demais para si e se expressa no alarme contínuo de virtudes próprias e uma forte camuflagem dos defeitos. A presunção pode ser espiritual quando nosconsideramos mais crentes do que todos. Intelectual, quando profissional nos julgamos mais capacitados do que todos os outros.A ambição é o desejo incontrolável de honra, autoridade e bens materiais. O homem ambicioso não suporta ter um papel secundário, ou uma posição subalterna, e freqüentemente ele não tem escrúpulos no que diz respeito aos direitos dos outros.A vaidade é o desejo obsessivo de ter umaboa reputação, que os outros nos tenham sempre em elevada consideração e pensem bem de nós. O vaidoso quer sempre criar uma boa impressão, quer aparecer bondoso e eficiente e detentor de elevados ideais, sempre dando exemplo de si mesmo com referencial de conduta correta.O orgulho não consegue ficar na dor do nada. Tampouco é capaz de admitir suas falhas. Veste-se da onipotência e da onisciência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Advogado Do Diabo
  • Advogado do diabo
  • Advogado do Diabo
  • Advogado do diabo
  • Advogado do diabo
  • Advogado do diabo
  • ADVOGADO DO DIABO
  • O advogado do diabo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!