M-learning no ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 77 (19052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Aveiro Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial 2007

José Luís de Sousa Rodrigues

mlSynapse: Uso de m-learning no Ensino Superior

Universidade de Aveiro Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial 2007

José Luís de Sousa Rodrigues

mlSynapse: Uso de m-learning no Ensino Superior

Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro paracumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão da Informação, realizada sob a orientação científica do Professor Doutor Luís Manuel Borges Gouveia, Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa e Professor convidado no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

Dedico este trabalhoà minha esposa, Conceição Rego pelo majestoso apoio e ao meu filho, Vasco Rodrigues.

o júri
presidente Doutor Carlos Manuel dos Santos Ferreira
professor associado com agregação da Universidade de Aveiro

vogais

Doutor Luís Manuel Borges Gouveia
professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa

Doutor Eurico Manuel Elias Morais Carrapatosoprofessor auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

agradecimentos

Agradeço ao meu orientador, Professor Doutor Luís Borges Gouveia, pelos estímulos no momento certo e pela sua dedicação. A todos que encorajaram e apoiaram a realização deste trabalho desde o apoio no desenvolvimento, testes até ao design cujos nomes não serão mencionados pela grandeza da generosidade. Elessabem quem são.

palavras-chave

M-learning; E-learning; Ensino Superior; Dispositivos Móveis; Sakai .

resumo

A mudança de paradigma da educação e a evolução dos dispositivos móveis permitiu criar condições para o surgimento do conceito de Mobile Learning ou m-Learning. Este recorre ao uso de tecnologias móveis para melhorar a experiência de aprendizagem. O presente trabalho propõe-sedemonstrar, concretizar e avaliar o valor da mobilidade na educação, através das potencialidades do m-learning no ensino superior. A demonstração é feita por via da construção de um sistema, baseado na arquitectura cliente/servidor (sobre http) optimizado para dispositivos móveis, nomeadamente PDAs Este sistema é constituído por dois módulos: MyWorkspace e FormManager. O módulo MyWorkspacedisponibiliza on-line todos os recursos existentes nas áreas de trabalho de cada utilizador da plataforma de ensino colaborativo Sakai, da Universidade Fernando Pessoa (UFP), esta interligação é feita através de um Web service disponibilizado para o efeito. O FormManager possibilita ao docente construir formulários de interacção (testes ou inquéritos) para disponibilizar em contexto de sala de aula. Estessão realizados através dos dispositivos móveis, o docente obtém os resultados de forma contínua e em tempo real através do seu PDA ou Pocket PC. Após os testes do protótipo a avaliação foi efectuada por um grupo de dezanove alunos e de três docentes. Dos resultados destaca-se o módulo MyWorkspaces por ser útil ou mesmo bastante útil, uma vez que torna mais fácil o acesso aos conteúdos. A inovaçãoe melhoria de ensino/aprendizagem bem como o facilitar e fomentar a interacção entre os intervenientes na sala de aula, são resultados inferidos da avaliação do sistema proposto. Os dois grupos (alunos e docentes) afirmam, de forma maioritária, que estariam disponíveis a utilizar o protótipo em ambientes de aprendizagem. É possível afirmar que o protótipo tem uma apreciação global positiva. Foiigualmente conduzido um estudo prévio sobre a usabilidade, portabilidade e interactividade entre os actores e o sistema, segundo a avaliação efectuada, cujos resultados são reportados.

keywords

M-learning; E-learning; Higher Education; Mobile Devices; Sakai.

abstract

A paradigm change on education along with the evolution of mobile devices allows the creation of the Mobile Learning...
tracking img