I congresso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Licenciatura em Educação Física

NÚCLEO DE IRACEMA

ANATOMIA HUMANA
I CONGRESSO FISIOFITNESS DE RORAIMA
(RELATÓRIO DAS PALESTRAS)

PROFESSOR MsC:
ANDRÉ FARIA RUSSO

ACADEMICO: WANILSON TAVARES BRITO

IRACEMA/RR - 2012
16 DE MAIO - Obesidade e Emagrecimento – Novas perspectivas
1- Tratamento Medicamentoso na Obesidade e Emagrecimento

Após o cerimonial de abertura do 1ºCongresso Fisiofitness Roraima foi convidado como primeiro palestrante o médico endocrinologista Dr. André C. Pantaleão, cuja temática apresentada foi tratamento da obesidade a base de medicamentos para emagrecer. O médico reforça que pesquisas apontam a Obesidade como problema de saúde pública, pois, de acordo com MS cerca de 50% dos homens e 48% das mulheres encontram-se com excesso de peso. E que12,5% dos homens e 16,9% das mulheres já apresentam Obesidade. O médico acrescentou que cerca de 7% dos gastos com a saúde são para tratamento da Obesidade; ressaltou que existem no mercado diversos medicamentos utilizados para combater a doença, mas que apresentam inúmeros riscos à saúde por tornarem seus usuários dependentes crônicos. Por esse motivo ele enfatiza que antes de a pessoa recorrer aesse tipo de tratamento, pode optar por um estilo de vida mais saudável e ativo, praticando atividade física regularmente e uma alimentação balanceada.

2- Dieta X Estilo de Vida Saudável

No segundo momento, a Dra. Liana Almeida, Nutricionista, expos como tema, Dieta X Estilo de Vida Saudável; ela destaca que quando se fala em Dieta, imediatamente se relaciona a algo extremamente penoso,difícil de ser seguido. Aponta que os meios de comunicação influenciam significativamente as pessoas a escolherem uma dieta para si, e cita uma grande quantidade de dietas existentes, algumas sem comprovação científica acerca de seus resultados, ela reforça que o papel do profissional é fundamental em orientar as pessoas de maneira correta. A Doutora destacou por fim que para manter um estilo devida saudável, não é preciso “fechar” a boca para a comida, mas alimentar-se corretamente e praticar atividades físicas.

3- Drenagem Linfática Emagrece?

A 3ª palestra tinha como tema – Drenagem Linfática Emagrece? – sob-responsabilidade da Fisioterapeuta Doutora Maria G. Pontes; em suas considerações a médica afirmou que definitivamente a Drenagem Linfática não emagrece, pois as células degordura não são degradadas, o que ocorre é apenas que o corpo perde muitos fluidos corporais (líquidos).
Segundo a palestrante, de acordo com GARCIA a drenagem linfática é um recurso terapêutico que teria o objetivo drenar o excesso de fluído acumulado nos espaços intersticiais de forma a manter o corpo em Homeostase. Ela afirma que esse tratamento teve inicio na década de 30, por um médicochamador VODER, que a realizar massagens suaves em seus pacientes com algum tipo de Edema, essas massagens traziam a diminuição do fluído corporal. Ainda de acordo com a Fisioterapeuta, existem atualmente diversas técnicas de Drenagem Linfática que visam reduzir as medidas corporais. A especialista afirma que a drenagem linfática bem feita, logo em seguida o paciente sente necessidade de urinar. Elaafirma que o paciente sente desconforto durante a execução da Drenagem.
4- As verdades sobre o Exercício no Tratamento de Obesidade

O quarto palestrante da noite foi o Professor Doutor Rozinaldo Gaudino da Silva que apresentou o tema – As verdades sobre o Exercício no tratamento de Obesidade – o professor inicialmente apresentou um breve histórico sobre a Evolução Humana e sua relação com aatividade física; ele destaca que à medida que os avanços tecnológicos evoluíam o homem tornava-se cada vez mais sedentário. Ele afirma que o consumo de energia das pessoas é muito baixo em virtude da praticidade que os grandes centros urbanos oferecem, como: comprar produtos pela Internet, sair de carro até mesmo em pequenas distancias, ou seja, dependência total dos meios tecnológicos. O...
tracking img