E a vida continua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) De que maneira a premissa de abertura relaciona-se com o restante do filme?

No começo do filme o doutor Don Francis chega à África (1976) e encontra uma comunidade devastada pela epidemia doEbola. Nesta cena aparece um africano que questiona o doutor: “Por que isto acontece? Você é médico! Como não sabe!”, em seguida uma legenda que diz: “A epidemia do vírus do Ebola foi contida, não eraAIDS, e sim um aviso do que estava por vir.” Ou seja, por pior que tenha sido a epidemia do Ebola, ela foi controlada, já a AIDS, que é a doença tratada pelo filme, representaria um perigo ainda maior,mesmo por que é uma “nova doença”; que trará novos desafios e muitas dificuldades para médicos e pesquisadores. Assim a premissa do filme relaciona-se com o restante por se tratar do controle dadoença e do desconhecido, que no caso era o que estava por vir.


2) A pergunta do rapaz africano tem impacto no pesquisador Don Francis?

Sim, pois a pergunta significa para Don Francis que comomédico deveria necessariamente saber o que estava acontecendo e ainda saber como tratar a doença. Mas, infelizmente lhe faltavam informações, e o incomoda pelo fato de sentir-se impotente perante aepidemia, ou seja, o pesquisador Don Francis nada pôde fazer naquele momento para salvar aquelas pessoas, e isto contraria a “missão” dele como médico.

3) Como o filme mostra o nascimento de um problemade pesquisa?

O filme mostra o nascimento de um problema de pesquisa a partir de um fato: uma epidemia de uma doença desconhecida. No início os casos foram evidenciados apenas em homossexuais,sobre isto a cena em que aparece Bill Krauss pedindo ao partido democrata que “reconheça a comunidade gay também é humana” já nos dá uma idéia do preconceito que será gerado em torno da doença, queatingiu diversos homossexuais nos E.U.A (São Francisco, Los Angeles e Nova Iorque). o fato da doença atingir o sistema imunológico, levando a maioria dos doentes à morte fundamentou o problema de...
tracking img