Teletrabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEDICATÓRIA

A
Nossos pais, que sempre nos apoiaram
e incentivaram nossos estudos.

AGRADECIMENTOS

Prof. Cordella, pela introdução ao tema e por despertar em nós a vontade de aprofundar nosso conhecimento no assunto.

Prof.ª Ana Carolina e Prof.ª Kátia Patella, pela dedicação e apoio no desenvolvimento da pesquisa.Leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho.
(HOMERO)

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi apresentar um tema pouco divulgado, mas que vem se popularizando cada vez mais. O teletrabalho é uma realidade há mais de três décadas, e o avanço da tecnologia tem permitido que ele se torne uma prática utilizada cada vez mais. Usado como opção por pessoas dinâmicas que querem ter autonomiaao trabalhar distante da empresa, ou mesmo por aqueles que residem longe da mesma e vêem no teletrabalho a única opção. Ele também vem se mostrando fundamental na inclusão de portadores de deficiências físicas no mercado de trabalho. O teletrabalho oferece uma infinidade de vantagens para o teletrabalhador, assim como para a empresa contratante, com algumas desvantagens e empecilhos. Através depesquisas bibliográficas, desenvolvidas com base em material já elaborado, fica claro que o teletrabalho é uma prática que veio para ficar e se tornará cada vez mais comum no dia-a-dia, se mostrando bastante lucrativo e globalizando as relações empresa/empregado.

PALAVRAS-CHAVE: Teletrabalho; tecnologia; teletrabalhador; empresa.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – Teletrabalho. 10
FIGURA 2 –Teletrabalho em casa. 14
FIGURA 3 – Telecentro. 15
FIGURA 4 – Teletrabalho móvel 16

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 9
1 O TELETRABALHO 10
1.1 Origem do teletrabalho 11
1.2 Conceitos 11
1.3 Teletrabalhador 12
1.4 Os tipos de teletrabalho 14
1.4.1 Teletrabalho em domicílio 14
1.4.2 Teletrabalho em telecentros 15
1.4.3 Teletrabalho móvel 16
2 VANTAGENS EDESVANTAGENS DO TELETRABALHO 18
2.1 As vantagens do teletrabalho 18
2.1.1 Para o teletrabalhador 18
2.1.2 Para a empresa 19
2.1.3 Para a sociedade e governo 20
2.2 As desvantagens do teletrabalho 21
2.2.1 Para o teletrabalhador 21
2.2.2 Para a empresa 21
2.2.3 Para a sociedade e governo 22
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24


INTRODUÇÃO

O tema abordadoneste trabalho de pesquisa investiga a necessidade e a comodidade do profissional moderno em não precisar trabalhar em locais específicos, bem como o posicionamento de empresas que permitem este tipo de modalidade.
Como esta prática é relativamente nova, há poucos estudos que verifiquem os riscos, vantagens e desvantagens que podem ser causadas na vida social e profissional destes trabalhadores,assim como nas empresas e na sociedade.
Essa pesquisa se faz necessária, devido o crescimento constante do teletrabalho e as diversas possibilidades que ele trás, tornando-o uma ótima opção de trabalho.
Estudamos a metodologia empregada pelo teletrabalho, contribuindo para o conhecimento de pesquisadores e pessoas que pretendem usufruir desta prática de trabalho incomum, através de pesquisasbibliográficas e depoimentos de profissionais e empresas experientes.
No capítulo 1, estudamos a definição do teletrabalho, detalhando sua origem, seus conceitos e os diversos tipos existentes.
Já no capítulo 2, mostramos as vantagens e desvantagens que essa prática pode oferecer ao trabalhador, empresa e sociedade.

1 O TELETRABALHO

Teletrabalho é todo e qualquer trabalho realizado adistância. Um equívoco freqüente é associar o teletrabalho ao trabalho em domicílio, uma vez que ele não se limita apenas a isso.
O grande responsável pelo surgimento do teletrabalho é o desenvolvimento tecnológico, especialmente a criação da infovia, que possibilitou uma maior comunicação entre empresa e empregado. Onde este, pode realizar, absolutamente, todas suas funções exigidas por seu cargo...
tracking img