Estudo de caso quintessencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO QUINTESSÊNCIA

Trabalho de Estudo de caso Quintessência apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Comportamento Organizacional, Processos Administrativos, Gestão de Pessoas e Introdução a Economia

Orientadores: Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Dirceu Casa Grande, Mônica Maria Silva eWilson Salvagio.

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA – GO
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

1º DESAFIO:
2º DESAFIO:
3º DESAFIO:
4º DESAFIO:

CONCLUSÃO

REFERENCIAS


ESTUDO DE CASO QUINTESSÊNCIA

1º DESAFIO:
QUAIS SÃO OS ASPECTOS FORMAIS QUE INTEGRAM UMA ORGANIZAÇÃO, QUAIS SÃO OS RECURSOS DE ENTRADA QUE QUINTESSÊNCIA UTILIZA PARA REALIZAR SUAS ATIVIDADES, QUE TIPOS DEPROCESSOS, TAREFAS E ATIVIDADES ESTÃO PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO E QUAIS SÃO OS OBJETIVOS E RESULTADOS QUE A EMPRESA BUSCA ATINGIR?
Os aspectos formais de uma organização são representados pelo organograma da empresarial. Na estrutura formal podemos destacar visão, missão e valores, estes estão relacionados intimamente ao planejamento estratégico da organização. Desta forma pode-se concluir que, osaspectos formais são condicionantes básicos para obter uma eficácia no planejamento, e este deve gerar ações que contribuam para que alcance suas metas e objetivos finais em todos os aspectos organizacionais.
Atualmente o cenário exige que todos os departamentos trabalhem em conjunto, exigindo integração total para atendimento aos clientes ou processamento serviços interno. Este cenário exige umaferramenta colaborativa que permite controlar e tornar ótimas requisições de serviços e informações entre os departamentos.


Além de comercializar produtos homeopáticos e alopáticos, a Quintessência tem também linha de florais, fitoterápicos, cosméticos e produtos naturais para atender as necessidades de seus clientes.

Procura também valorizar tempo de seus clientes, entrega em domicílio emmais de 70 bairros da cidade.
Pode contar com as facilidades oferecidas no site, solicitar orçamentos, tirar dúvidas, conhecer produtos e o processo de manipulação.
Para maior comodidade de seus clientes, a empresa dispõe de cinco filiais no Município do Rio de Janeiro, serviço de entrega em domicilio procurando com isso valorizar o tempo de seus clientes, plantão de portas abertas aos domingos eferiados (filial Flamengo) e assistência farmacêutica especializada. Entregam em todo o Brasil, via SEDEX. Para os médicos e profissionais da área de saúde, possui um espaço reservado, com acesso a catálogos, artigos técnicos, calendário de eventos e links úteis, entre outros assuntos de interesse.
Quintessência tem ainda como objetivo:
* Aferir o padrão de atendimento
* Ser umareferencia de bom atendimento no mercado
* Funcionários motivados
* Revisão do Plano de cargos e salários
* Diferenciação da concorrência no conjunto: Preço, Ponto, Produto, Promoção e Pessoas.
E o resultado esperado é que possa se concretizar todos os seus objetivos.

2° DESAFIO
É POSSIVEL A EMPRESA CRESCER NO MERCADO E AUMENTAR OU MANTER A MARGEM DE LUCRO, AS AÇÕES TOMADAS PERMITEMISSO OU PROVOCAM DIMINUIÇÃO DA MARGEM DE LUCRO?
Acredito sim, que ainda a espaço para crescimento da organização/empresa, Quintessência. Conforme avaliação da Farmacêutica Luisa Saldanha, presidente do grupo Pharmapele, as farmácias de manipulação tornaram-se alvo das franquias, marcas fortes estão se convertendo em redes franqueadas e ganhando mercado. Haja vista que a empresa Quintessência tem umgrande potencial de organização e tem crescido consideravelmente, conta com variedades de produtos como: Homeopatia, Alopatia, florais, ortomolecular, Cosméticos e Fitoterápicos, ou seja, consegue abranger um amplo mercado. Penso que uma forma eficaz de crescimento seria se converter em rede franquiadas, em especial o setor de cosméticos, que atualmente é a grande aposta de empreendedores,...
tracking img