E-learning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E-LEARNING
Neste trabalho iremos falar sobre o método de ensino E-LEARNING (Ensino a distância.)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
E-LEARNING, definição 5
Como funciona o E-LEARNING 5
Características de um curso E-LEARNING 5
Características de um curso E-LEARNING 6
E-LEARNING, síncrono e assíncrono 6
Benefícios do E-LEARNING 7
Benefícios do E-LEARNING 8
Vantagens doE-LEARNING 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico ocorrente ao logo dos anos, fez com que a comunicação e a troca de informações a distancia se tornassem cada vez mais fácil e comum. Junto com a grande busca por aprendizagem no cotidiano atual combinado com a falta de tempo e disponibilidade com que vivemos, faz com que o método de ensino E-LEARNING umaforma de aprendizagem a distância cada vez mais procurada.
Este trabalho tem por objetivo explicar a metodologia do e-Learning, seu funcionamento, suas características principais e por fim suas vantagens e desvantagens.

E-LEARNING, definição: O e-learning, ou ensino eletrônico, corresponde a um modelo de ensino não presencial suportado por tecnologia. Atualmente, o modelo de ensino/aprendizagemassenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos.

Outra definição simples para e-learning será "o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância, utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existirsessões presenciais intermédias" O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning ou b-learning.

Como funciona o E-LEARNING: A fim de apoiar o processo, foram desenvolvidos sistemas de gestão da aprendizagem (Learning Management System ou LMS, no original). São aplicações projetadas para funcionar como salas de aula virtuais, gerando váriaspossibilidades de interação entre os seus participantes. Em particular, os processos de interação em tempo real são facilitados, permitindo que o aluno tenha contacto imediato com o professor e com outros alunos.

Segundo a corrente sócio-interacionista, a interatividade disponibilizada pelas tecnologias da Internet e intranet pode ser encarada como um meio de comunicação entre alunos, tutores, e omeio. Partindo dessa premissa, pode proporcionar interação nos seguintes níveis:

* Aluno/Tutor.
* Aluno/Conteúdo.
* Aluno/Aluno.
* Aluno/Ambiente.

O blended learning é um derivado do e-learning, e refere-se a um sistema de formação onde a maior parte do conteúdo é transmitida em curso à distância, normalmente pela Internet, mas inclui sessões presenciais, daí a origem dadesignação blended que significa misto, combinado.

Pode ser estruturado com atividades síncronas, ou assíncronas, da mesma forma que o e-learning, ou seja, em situações onde professores e alunos trabalham juntos num horário pré-definido, ou não, com cada um a cumprir suas tarefas em horários flexíveis.
O b-learning em geral não é totalmente assíncrono, porque exige uma disponibilidade individualizadapara os encontros presenciais.

Características de um curso E-LEARNING:

1. Tutoria ativa - Dinamiza a aprendizagem de cada formando e do grupo, promovendo a participação de todos e motivando-os para o percurso formativo;

2. Interação - Entre tutor e formando e entre os próprios formandos: ocorre através do chat, do e-mail, do fórum e de audioconferência. O formando não está sozinhonum espaço virtual: aprende em colaboração com os restantes colegas do grupo e com o tutor;

3. Percurso de aprendizagem individual ou em grupo - O formando trabalha autonomamente ou realiza tarefas com os outros colegas;

4. Duração das ações de formação - As ações de formação à distância têm uma duração variada que, geralmente, oscila entre uma e seis semanas no caso dos cursos de...
tracking img