E-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E-Commerce





[1]

































Autores:


Ana Faria, nº5714, turma 1103

Sandra Ribeiro, nº5790, turma 1103
Índice






Capa Página 1


Índice Página 2




Introdução Página 3




Classificação dos tipos de E-CommercePágina 4




Continuação da classificação dos tipos de E-Commerce Página 5




Conclusão da classificação dos tipos de E-Commerce Página 6




Vantagens e Desvantagens do E-Commerce Página 7




Análise da Empresa Página 8




Continuação da análise da empresa Página 9




Conclusão e Referências Bibliográficas Página 101. Introdução


A palavra comércio acompanhou desde sempre a história do Homem.

Nos tempos mais remotos era encarado como comércio de trocas, no qual as pessoas trocavam o que produziam e tinham em abundância, por algo que necessitavam. Este conceito de comércio tem mantido o seu objectivo principal, uma vez que o comércio tradicional continua a basear-se na troca debens e serviços para satisfazer as necessidades do Homem.

Com o evoluir da sociedade também as novas tecnologias se tornaram parte integrante do comércio, sendo a Internet um dos principais responsáveis por esta evolução. O comércio tornou-se então mais dinâmico e exigente, ganhando novas formas de transacção entre fornecedor e cliente, o que originou uma alteração nos hábitos de consumo dasociedade. Podemos então afirmar que “no processo crescente da aldeia global, o comércio, integrado numa estrutura económica em transformação, aproveita as novas tecnologias como forma de expansão e sobrevivência”. www.dre-algarve.min-economia.pt/publicacoes/congalg/07.html.

Esta nova forma de comércio possibilita a aquisição de bens e serviços através de equipamentos electrónicos, pelosquais se transmite e recebe informação. Este tipo de comércio é internacionalmente conhecido por e-commerce.

O e-commerce ou comércio electrónico é um meio de aquisição de bens e serviços, de uma forma mais rápida e de fácil acesso para os elementos da sociedade em qualquer parte do globo, uma vez que se trata de uma forma de comércio à distância, que permite comprar o melhor produto pelomelhor preço, reduzindo, significativamente, o tempo e os custos envolvidos.

De uma forma mais generalizada podemos dizer que “independentemente, da forma e dimensão da estrutura comercial, o ideal é que os consumidores possam beneficiar de um conjunto alargado de bens e serviços de qualidade, a preços “apetecíveis” e em grande comodidade”.www.dre-algarve.min-economia.pt/publicacoes/congalg/07.html.




























2.Classificação dos tipos de e-commerce





[2]




Figura 1 – Tipos de comércio electrónico





B2B (Business to Business) – Empresa - Empresa




O comércio Business-to-Business (B2B) engloba todas as transacçõeselectrónicas efectuadas entre empresas. Correspondendo, actualmente, a cerca de 90% do comércio electrónico em Portugal, o comércio B2B desenvolve-se, basicamente, em três grandes áreas: o e-Marketplace, o e-Procurement e o e-Distribution.

Os e-Marketplaces consistem em plataformas electrónicas onde as empresas, ora assumindo a posição de comprador, ora a de vendedor, se reúnem à volta deum mesmo objectivo: estabelecer laços comerciais entre si. Estes mercados digitais podem assumir uma forma vertical, quando apenas são frequentados por empresas de uma indústria específica, ou horizontal, caso em que é permitida a participação de empresas de várias indústrias ou ramos de actividade.

Os e-Procurements são plataformas electrónicas especificamente desenvolvidas para suportar...
tracking img