D. bosco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECEPÇÃO DA URNA DE DOM BOSCO

1- DESCRIÇÃO DA URNA

No dia 25 de abril foi benta na basílica de Nossa Sra. Auxiliadora, em Turim, a Urna que contém uma relíquia insigne de Dom Bosco e que está percorrendo todas as nações onde estão presentes os salesianos.
A peregrinação da Urna é uma iniciativa do Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Pascual Chávez em preparação ao Bicentenário de nascimentode Dom Bosco, que ocorrerá em 2015.
Após a bênção a Urna seguiu em procissão para o pátio de Valdocco, onde durante mais de 40 anos, Dom Bosco conviveu com a juventude pobre de Turim e de muitas outras partes da Itália.
A Urna, projetada pelo Arquiteto Gianpiero Zoncu, foi realizada em alumínio, bronze e cristal. Os mestres que realizaram a obra são: Marco Berrone (artífice do ferro), FrancescoBoglione (marcheteiro). Os cristais são trabalho da firma Bivetro. A “Fundição Artística De Carli” preparou as ambiências metálicas e a firma Perlaluce cuidou da iluminação.
A base da Urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares sobre os quais se leem as datas que definem o Bicentenário: 1815-2015. Os pilares são decorados para os lados da Urna com quadrângulos mostrando semblantes dejovens dos cinco continentes, obra do escultor Gabriele Garbolino. O brasão da Congregação salesiana, que neste ano de 2009 celebra o Sesquicentenário de fundação, e o lema carismático que adotou Dom Bosco – Da mihi animas, cetera tolle – completam a decoração da Urna. O Rosto de Dom Bosco da Estátua que está na Urna foi reproduzido a partir da máscara que Cellini realizou por ocasião da morte deDom Bosco.
Incluindo a base, a Urna mede 2,53m de comprimento, 100 m de largura e 1,32m de altura. Seu peso total é de 530 quilos.
Quem cuida de toda a logística da peregrinação é a empresa Italiana, Roberto Bertoli, juntamente com a Missioni Dom Bosco de Turim.
Depois de percorrer algumas cidades na Itália a Urna foi para a casa Geral dos Salesianos em Roma. É daí que partiu para a AméricaLatina.
A primeira etapa internacional da peregrinação desenrola-se na região salesiana do Cone Sul da América: Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Estamos, portanto, no final desta primeira etapa da Peregrinação.
A seguir o programa da Peregrinação – que terminará no dia 31 de janeiro de 2014 – contempla a:
Região Interamérica: de março a outubro de 2010.
Região Ásia Leste-Oceânia: denovembro de 2010 a abril de 2011.
Região Ásia Sul: de maio a novembro de 2011.
Região África-Madagascar: de dezembro de 2011 a abril de 2012 e julho-agosto de 2012.
Região Europa Oeste: maio e junho, e setembro a novembro de 2012.
Região Europa Norte: de dezembro de 2012 a agosto de 2013.
Região Itália-Oriente Médio: de setembro de 2013 a janeiro de 2014.

- 1 -
2 - TRAÇOS BIOGRÁFICOS DEDOM BOSCO

INTRODUÇÃO

Dom Bosco queria que toda a Família Salesiana fosse santa e educadora de santos. Esta é a finalidade do seu método educativo que nós conhecemos como Sistema Preventivo de Dom Bosco. Domingos Sávio, depois de ouvir uma pregação de Dom Bosco sobre a santidade, escreveu-lhe um bilhete com uma frase muito séria: “Ajude-me a fazer-me santo”. A famosa pregação estava divididaem três pontos:
• Deus quer que todos nos façamos santos.
• É muito fácil chegar a isso.
• Para quem se faz santo está reservado um grande prêmio no Céu.
Se este era o principal desejo de Dom Bosco, devemos empenhar-nos por realizá-lo. A peregrinação da Urna de Dom Bosco quer exatamente encorajar-nos a seguir o exemplo e os ensinamentos do santo.

POBRE E ÓRFÃO DE PAI

JoãoBosco nasceu nos Becchi em 16 de agosto de 1815, de uma família de camponeses. Os Becchi eram realmente um punhadinho de casas a meio caminho entre Capriglio e Castelnuovo d’Asti. O pai chamava-se Francisco Bosco. A mãe, Margarida Occhiena. Francisco desposou Margarida depois que ficara viúvo e com uma criança, o pequeno Antônio. A casal teve dois filhos: José e João. João Bosco tinha apenas dois...
tracking img