C. sociais b2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
C. SOCIAIS B2
Parte superior do formulário
É correto afirmar que o denominado desemprego estrutural, bem característico da atual fase de globalização é:
A)
Forma de desemprego que sempre existiu e que atinge somente trabalhadores desqualificados dos países em desenvolvimento, como o Brasil.
B)
É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação,relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais, nos mais diversos países.
C)
Desemprego que é rápidamente eliminado, pois o trabalhador logo é absorvido em outra atividade, pois não está relacionado a questões da modernidade tecnológica.
D)
Forma de desemprego que atinge qualquer trabalhador das diversas áreasterceirizadas, nos diversos setores e ramos do mercado de trabalho.
E)
É a denominação de um tipo de desemprego que diz respeito às novas formas de flexibilização das relações e de contratos de trabalho, podendo também ser denominado de desemprego conjuntural.

RESPOSTA (B)

O desenvolvimento científico-tecnológico e seus impactos sobre os meios de produção e o conseqüente aumento daprodutividade, estão eliminando postos de trabalho manual e provocando mudanças nos setores sociais, principalmente nos países mais industrializados.
Assinale a alternativa correta.
A)
Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.
B)
Tais mudanças aumentarão o cada vezmais a importância da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.
C)
Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a ampliação dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.
D)
Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso daclasse operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e diminuição das desigualdades sociais.
E)
Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivando e eliminando definitivamente as desigualdes sociais.

RESPOSTA (A)

ENADE 2004 - As proposições mais recentes de “flexibilizaçãodas relações de trabalho”:
A)
atendem as demandas da maioria das organizações dos
trabalhadores.
B) colidem com direitos sociais conquistados historicamente
C) são próprias do modelo fordista de controle da força de trabalho.
D)encontram fortes resistências nos meios empresariais.
E) chocam-se com as exigências do processo da
globalização neoliberal.


RESPOSTA (B)

ENADE 2005Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a idéia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas apartir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global.
M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica.S. Paulo: Boitempo, 2003 (com adaptações).

Assinale a opção correta referente ao assunto do texto acima:

A) O trabalho deixou deproduzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.
B) O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
C) O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira
D) A...
tracking img