A vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE QI


Disciplina: Psicologia Organizacional
Professora: Karine Verch
Nomes:

Você é um profissional ético?
Por Dalen Jacomino

Responda com sinceridade:
– Seu subordinado teve uma ideia brilhante para um novo produto. Dias depois, você está sozinho, cara a cara com o diretor da empresa, falando sobre esse projeto. Ele acha a ideia excelente e pergunta quem é o autor. O quevocê responde?
– Você sonha há anos em conhecer o Caribe com a família, mas nunca sobra dinheiro. Eis que um dos seus fornecedores oferece uma semana com tudo pago em Cancún, como prêmio por ser um ótimo parceiro nos negócios. Você aceita?
– Um relatório secreto do banco onde trabalha caiu em suas mãos. Ao ler o material, descobre que o valor das ações da empresa X poderá triplicar em pouco tempo emfunção de um novo projeto. O que você faz com a informação?

As situações acima parecem simples. Talvez, para a maioria de nós, suas respostas sejam óbvias. Elas retratam, porém, cenas cotidianas nas empresas, fatos que podem ser vividos por qualquer um de nós. E nem sempre, na hora da decisão, escolhemos a saída ética: falar a verdade sobre o autor da ideia, recusar o passeio no Caribe e nãocomprar ações da empresa X. Nessas escolhas pequenas, aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha, no mercado, a mancha vermelha da desconfiança. Há,claro, deslizes que entram na categoria dos crimes. É o caso que envolve José Ignácio López, ex-diretor da Volkswagen. Ele foi acusado pela General Motors, sua antiga empregadora, de fraude e furto de documentos quando trocou uma montadora pela outra. O caso ainda está em andamento nos tribunais dos Estados Unidos, mas López, que tinha uma carreira brilhante, caiu em desgraça no mercado mundial.Atuar eticamente, entretanto, vai muito além de não roubar ou não fraudar a empresa. A ética nos negócios inclui desde o respeito com que os clientes são tratados ao estilo de gestão do líder da equipe. Uma enquete realizada no site da VOCÊ s.a. em meados de junho revela que nem sempre as pessoas têm consciência do problema ético nos escritórios. Dos participantes, 43% já pediram ao garçom paraaumentar a nota do almoço ou sabem de alguém que já fez isso. A metade dos votantes disse que já utilizou recursos da empresa para serviços particulares. Do total, 49% já mentiram - ou sabem de alguém que já mentiu - para um cliente, dizendo que o serviço ficaria pronto na data acertada, mesmo sabendo que não poderiam cumprir o prazo (veja resultado da pesquisa no rodapé ao longo da matéria).
Aimportância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a conseqüente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até então, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado. Por outro lado, o corte nos organogramas deixou menos espaço para as promoções. A disputa por cargos cresceu e, com ela, odesejo de “passar a perna nos colegas para conseguir sobressair a qualquer custo. Assim, nos últimos anos, os escritórios viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira. No nosso dia-a-dia, os sete pecados capitais (luxúria, ira, inveja, gula, preguiça, soberba e avareza) servem como uma espécie de parâmetro para o bom ou mau comportamento em sociedade. No universocorporativo, a falta de ética poderia muito bem entrar nessa lista. A maioria de nós age com honestidade simplesmente porque quer dormir com a consciência tranquila - ou, então, porque tem medo das consequências, que podem resultar em atos ilegais ou contrários à ética”.
O fato, porém, é que cada vez mais essa é uma qualidade fundamental para quem se preocupa em ter uma carreira longa,...
tracking img