Tcc de zaira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICOS DO PIAUÍNOVAFAPI

ANA PAULA SILVA DE BRITO ZAIRA MARIA ALVES BATISTA

ANÁLISE DE PRONTUÁRIOS ODONTOLÓGICOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.

TERESINA 2012

ANA PAULA SILVA DE BRITO ZAIRA MARIA ALVES BATISTA

ANÁLISE DE PRONTUÁRIOS ODONTOLÓGICOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.

Monografia apresentada à Faculdade de SaúdeCiências Humanas e Tecnológicas do PiauíNOVAFAPI,como requisito parcial para obtenção de grau de bacharel em Odontologia.

Orientadora: Iraci de Melo Salmito Noleto Co-orientadora: Mitra Mobim

TERESINA 2012

DEDICATÓRIA

Aos nossos pais, pelo amor incondicional, pelas preciosas e tão oportunas palavras de aconchego.

AGRADECIMENTOS

A Deus pela vida, por ser nosso guia, estandopresente em todos os momentos, permitindo que o caminhar fosse possível. Aos nossos pais Antônio e Raimunda, Pedro e Luíza, pelo amor, dedicação e por seus sábios conselhos que foram e continuam sendo muito úteis. Aos nossos irmãos Carlos e Elida, Pedro, Frederico e Érico pelo imenso carinho, pelo companheirismo e por tornar essa caminhada bem mais agradável! As nossas amigas-irmãs Taíse, Jozete eIllane pelos grandes momentos que passamos juntas, pelos momentos de alegria e dificuldade que sempre estiveram presentes, vamos sempre lembrar com muito carinho de todas vocês! As professoras Iraci Salmito e Mitra Mobin, pelos seus ensinamentos e disponibilidade para nos orientar durante todo o desenvolvimento deste trabalho. A todos os professores e funcionários da NOVAFAPI que estiverampresentes que de forma direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação.

RESUMO

No exercício de suas atividades, o profissional cirurgião-dentista responde por seus atos favorecido pela existência de um prontuário adequadamente elaborado e preenchido contemplando seus aspectos clínicos, éticos e legais. Muitas vezes o cirurgião-dentista é prejudicado no decorrer do processo devido à falta declareza das informações contidas nos prontuários. Outro motivo que o prejudica é a falta de informação sobre a sua responsabilidade profissional, o que pode tornar o profissional vulnerável. O presente estudo teve como objetivo analisar a qualidade do preenchimento dos prontuários odontológicos dos pacientes atendidos na Clínica Integrada III da Faculdade NOVAFAPI. A amostragem para a seleção daamostra foi do tipo probabilístico quando todos os prontuários produzidos no 2º semestre de 2011 foram sorteados. Foram analisados 80 prontuários. Na análise dos dados 28,75% dos prontuários estavam completamente em branco, e no que diz respeito à qualidade final dos prontuários 32,5% foram classificados como péssimo, 13,75% como regular e 25% como bom e nenhum dos prontuários foi classificadocomo excelente. No que se refere as informações que compõe o prontuário: anamnese, registro de diagnóstico, anomalias dentárias, assinatura do professor orientador após cada procedimento e TCLE (Termo de consentimento livre e esclarecido), os resultados mostram a necessidade de uma elaboração criteriosa para evitar lides judicial. Assim, comprovou-se que o desempenho na elaboração dos prontuáriosodontológicos pelos acadêmicos demonstra negligência com a importância jurídica, civil e administrativa, provavelmente por se colocar a distância de um processo judicial, quando na verdade o prontuário bem elaborado é indispensável para o profissional e para o paciente e também para a instituição contra demandas judiciais.

Palavras-chaves: prontuário odontológico; odontologia legal; ficha clínica. ABSTRACT

In the exercise of its activities, the professional dentist is responsible for his actions favored by the existence of a properly prepared and completed records contemplating its clinical, ethical and legal. Often the dentist is harmed in the process due to lack of clarity of the information contained in the records. Another reason that prejudice is the lack of information about...
tracking img