Rgfh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química Orgânica I
Aluna: Valéria Santana
5° Período – Noite




Introdução






Funções orgânicas são compostos orgânicos que apresentam determinado comportamento químico semelhante. Cada função com sua característica comum, identificada por nome. Suas nomenclaturas seguem de acordo com a regra oficial pela IUPAC e algumas substâncias sãoidentificadas por nomes usuais (não oficiais).


As substâncias orgânicas com propriedades semelhantes são agrupadas, elas podem até possuir características estruturais comuns, mas se diferenciam pelo grupo funcional.


As Funções Orgânicas são classificadas primeiramente em:

o Hidrogenadas;
o Halogenadas;
o Oxigenadas;
o Nitrogenadas.





Estudaremos agora, cada umadelas.
















FUNÇÕES HIDROGENADAS

Todo composto químico formado somente por Carbono e Hidrogênio é chamado de Hidrocarboneto.

È a função fundamental, porque à partir dela, derivam todas as outras funções.





✓ Essa função é composta por uma ampla gama de combustíveis (metano, propano).




Classificando:

Grupo Funcional[pic]


Onde, X n° de Carbonos e Y º de Hidrogênios presentes na molécula.



Nomenclatura


É dada através de um esquema onde une-se prefixo (indicando número de Carbonos), infixo (indicando a natureza das ligações) e sufixo (terminação que indica a função).


[pic]



Ainda costuma-se dividir os hidrocarbonetos em outros conjuntos. São eles:












[pic]FUNÇÕES HALOGENADAS


Haletos Orgânicos, derivados halogenados dos hidrocarbonetos, são compostos que apresentam um ou mais átomos de halogênio (F, CL, Br ou I), substituindo igual número de átomos de hidrogênio de um hidrocarboneto.


Exemplificando:

[pic]





FUNÇÕES OXIGENADAS


Funções oxigenadas são os grupos formados a partir da misturados átomos carbono, com o oxigênio. As funções oxigenadas tem uma série de produtos, por causa da facilidade do carbono formar cadeias e do oxigênio obter características organogênicas.



1 – Álcoois:

Todo composto orgânico que apresenta um ou mais radical oxidrila ( - OH ) ligado a átomos de Carbono saturado.

[pic]

Nomenclatura:

Pela quantidade de radicais – OH, temos:Monoálcoois ou monóis: apresenta uma oxidrila;
Diálcoois ou dióis: apresentam duas oxidrilas;
Triálcoois ou trióis: apresentam três oxidrilas.




2 – Fenóis:

Composto orgânico que apresenta oxidrila ou hidroxila (– OH) ligadas diretamente ao anel benzênico.

[pic]

O fenol (hidroxibenzeno) pode ser produzido da oxidação parcial do benzeno, pelo processo do cumeno, ou pelo processoRaschig-Hooker. Ele pode também ser encontrado como um produto da oxidação do carvão mineral.



Propriedades físicas

Os fenóis mais simples são líquidos ou sólidos de baixo ponto de fusão e ponto de ebulição elevado, devido à ligação das moléculas, umas às outras, por ligações de hidrogênio. São, em geral, pouco solúveis ou insolúveis em água, de cheiro forte e característico. São tóxicos e têmação cáustica sobre a pele. A menos que exista na molécula algum grupo susceptível de produzir cor, os fenóis são incolores. Se oxidam facilmente, como as aminas, e muitos fenóis apresentam cor devido à presença de produtos de oxidação corados.
Notamos que o orto-nitrofenol tem ponto de ebulição bem mais baixo e muito menor solubilidade em água que os outros isômeros, além de ser o único facilmentedestilável em corrente de vapor d'água. Como se explica essas diferenças?
Consideremos primeiramente os isômeros meta e para. Eles têm pontos de ebulição mais elevados devido à existência de ligações de hidrogênio intermoleculares. A solubilidade mais elevada se deve à formação de ligações de hidrogênio com as moléculas de água. A destilação em corrente de vapor depende da substância...
tracking img