A vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida psíquica -
Durante toda sua vida, Freud não cessou de reformular a teoria psicanalítica, abandonando alguns conceitos, criando outros, abandonando algumastécnicas terapêuticas e criandooutras. Não vamos, aqui, acompanhar a história daformação da psicanálise, mas apresentar algumas de suas principais idéias e inovações.A vida psíquica é constituída por três instâncias, duas delasinconscientes e apenas umaconsciente: o
id,
o
superego
e o
ego
(ou o
isso
, o
super-eu
e o
eu).
Os dois primeirossão inconscientes; o terceiro, consciente.O
id
é formado por instintos, impulsosorgânicos e desejos inconscientes, ou seja, peloque Freud designa como
pulsões.
E
stas são regidas pelo
princípio do prazer
, que exigesatisfação imediata. O
id
é a energia dos instintos e dosdesejos em busca da realizaçãodesse princípio do prazer. É a
libido.
Instintos, impulsos e desejos, em suma, as pulsões, são de natureza sexual e asexualidade não se reduz ao ato sexual genital,mas a todos os desejos que pedem eencontram satisfação na totalidade de nosso corpo.Freud descobriu três fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos quesentem prazer e pelos objetos ouseres que dão prazer.
E
ssas fases se desenvolvem entreos primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos, ligadas ao desenvolvimento do id:1.

a
f
ase oral,
quando o desejo e o prazer localizam-seprimordialmente na boca ena ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos sãoobjetos do prazer;2.

a
f
ase anal,
quando o desejo e o prazer localizam-seprimordialmente nasexcreções e as fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila,comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;3.

e a
f
ase genital
ou
f
ase

lica,
quandoo desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam taisórgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo e do prazer; para as...
tracking img