A vida da tomie ohtake

Páginas: 4 (872 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2013
TOMIE OHTAKE

Tomie Ohtake pode ser considerada como uma das maiores artistas plásticas do Brasil. Não somente pela inovação, mas pela versatilidade de suas influências e pela intensidade de suaobra, estendida por mais de 50 anos. Suas fases também marcam novidades de matérias e de perspectivas, o que lhe dá uma pluralidade imprescindível para qualquer interessado em arte abstracionista. Elainiciou sua carreira como pintora, entre os 39 e 40 anos de idade. Se comparada a certos artistas plásticos, esse começo pode até ser tardio. Mesmo assim, suas proposições estéticas e suas qualidadesde pintura não foram comprometidas, pois deram às fases de sua obra variações de cores, de materiais e até de temas.

Ohtake nasceu em 1913, em Kyoto, no Japão e em 1936 veio para o Brasil,radicando-se e naturalizando-se neste país. Mas, sua infância vivida no Japão foi imprescindível como formadora de poética, o que resultou na mescla de influências, tanto do Oriente, como do Ocidente. Segundoalguns críticos, como Paulo Herkenhoff, Frederico Morais e Miguel Chaia, não será a forma japonista, tão presente no estilo de Van Gogh, que fluirá nas composições de Ohtake, mas a filosofia zen queprocura sempre o equilíbrio de sentidos, assim como a poética dos haicais, que em poucas palavras e formas compactas exprimem e ou sugerem significados vários. Essa intensidade ocorre ainda maior,quando a pintora passa do Figurativismo ao Abstracionismo na década de 50.

O grande trunfo da autora, como técnica é a pincelada, pois com ela percebemos sua intencionalidade mais objetiva edisciplinada, que ao final da pintura, traz um grande convite à nossa subjetividade. É a fusão do pincel, com as cores e as formas, que transforma a tela num grande universo cósmico, visceral e até embrionário.O lirismo constituído pelo cromatismo de Tomie Ohtake está presente, mas sua construção dá-se de maneira regrada e cautelosa com os produtos da intencionalidade. Eis aí uma notabilidade de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tomie ohtake
  • Tomie Ohtake
  • Tomie ohtake
  • Tomie Ohtake
  • crítica residencia tomie ohtake
  • Tomie Ohtake (BIOGRAFIA)
  • Residência Tomie Ohtake
  • tomie ohtake faz 100 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!