Processo do ensino-aprendizagem com atores amadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DAPARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS
CURSO DE TEATRO
PESQUISA APLICADA EM ARTESCÊNICAS
Orientador: Professor Ms. Elias de Lima Lopes

O Processo ensino-aprendizagem do teatro na cidade de Alagoa Grande-PB: Reflexões a partir do espetáculo “Rumo à terra de Jackson”

Leandro Gonçalves[1]


RESUMO:
O artigo apresenta o processocriativo da montagem do espetáculo “Rumo à terra de Jackson” da Trupe Eaê de Teatro, como também acompanha aspectos do desenvolvimento de atores amadores da cidade de Alagoa Grande em torno do processo ensino-aprendizagem da linguagem teatral. O estudo descritivo e analítico permite afirmar que mesmo amador, o ator precisa investigar o campo da literatura que norteia o teatro. A importância destetrabalho também reside em levar ao encontro teoria e prática, pois acreditamos que este processo contribuirá para formação dos atores amadores.

PALAVRAS-CHAVE: Alagoa Grande; Jackson do Pandeiro; ensino-aprendizagem; metodologia de ensino; teatro








Introdução
O que é o “ser” ator? Um gravador que decora o texto? Uma vitrola que repete a fala? Um cesto de clichês confeccionados nainexpressividade do cotidiano? Um instrumento que, noite após noite, simplesmente reproduz as mesmas falas e marcações? (JANUZELLI, 1992). São com estas inquietações que iniciamos o presente estudo sobre o processo ensino-aprendizagem do teatro em Alagoa Grande-PB.
Antes de tudo, dedico este espaço para descrever o que impulsiou este estudo. Ao entrar na Universidade Federal da Paraíba, em2007, buscava ampliar os meus conhecimentos, para poder me tornar mais apto a participar ativamente dos processos artísticos nos quais estiver envolvido em quanto ator e profissional de teatro exercendo com excelência o meu papel social, percepção que se concretiza quando lemos PATRICE PAVIS:


“Mas na educação de terceiro grau, profissionalizante, a tendência é promover umtreinamento vocacional, oferecer oficinas aos atores, ensinar cenografia [...] e preparar os estudantes para o seu ofício, permitindo que eles se envolvam com várias produções.” (PAVIS1998)


A partir do conhecimento que a academia hoje me proporciona, percebi que o quê fazíamos de forma geral em Alagoa grande minha cidade natal, não era teatro e sim entretenimento, sem qualquer preocupação com aestética ou discurso literário.


Objetivo Geral
Ao optar pela licenciatura em teatro, me encontrei na incumbência de construir com os meus atores a partir da prática de ensino, um espetáculo de qualidade profissional, com o qual eles entendessem o fazer teatral com o ensino de teatro a partir do processo de montagem.


Objetivo Específico
Com o processo de montagem, poder-me experimentarcomo futuro professor de teatro.

Metodologia
Para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem dos atores com os quais trabalhei, apontarei através do referencial teórico como se deu a concepção do texto que trabalhamos – de minha autoria, o seu processo de análise, o ponto de partida para a preparação deste ator, enfatizando a partitura corporal e o entendimento deste corpo, como acriação dos personagens proposto pela peça que foi encenada. Com esta análise, destacarei o que pude perceber como autor e diretor da peça “Rumo à terra de Jackson”, em torno do processo de ensino-aprendizagem do teatro com um grupo de atores amadores na cidade de Alagoa Grande. Tendo em vista que a presente pesquisa servirá como contribuição histórica para o movimento teatral da cidade. A partirdesta investigação bibliográfica apresentam-se o surgimento do movimento teatral na cidade de Alagoa grande, relatando historicamente o fazer teatral na cidade ao longo do século XX, as influências precursoras para os artistas nos dias atuais, o uso do conhecimento empírico acerca do fazer teatral e sua influência nos artistas locais.
A metodologia descritiva e analítica fornece subsídios...
tracking img