A sociologia e o mundo moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Educação
Aluno (a) : Dayana Nunes Camelo
Professor: Marcelo Mac Cord Matéria: Sociologia I
Curso: Pedagogia Período: 2° Turno: noite

A Sociologia e o Mundo Moderno
O compromisso da Sociologia diante de um mundo formando com o capitalismo, é examinar asprincipais teorias clássicas, é registrar os temas fundamentais da sociologia, também criados no campo de ação dessa sociedade, analisa as relações entre a sociologia e a modernidade e lidar como uma forma literária.
A Sociologia nasce e desenvolve – se com o Mundo Moderno e volta – se principalmente sobre o presente, procurando recordação do passado, mostrando fantasias do futuro. O Mundo Modernodepende da Sociologia para ser explicado, e talvez se possa dizer que sem ela esse Mundo seria mais confuso. Foi no século XIX, que a Sociologia está em fraco desenvolvimento e essa época já revelam mais abertamente as forças sociais, as configurações de vida, os originalidades e os impasses da sociedade civil, urbano – industrial, burguesa ou capitalista. A Sociologia é uma espécie de fruto muitopeculiar desse mundo, se lembra o passado e ressoa o futuro. No interior do Mundo Moderno germinam as forças e as relações que abalam o presente, resgatam fragmentos do passado, podem construir o futuro. A história da burguesia é uma história de lutas sociais, mas o segredo mais escondido dessas lutas está em que elas produzirão a sociedade futura, livre das desigualdades escondidas nasdiversidades entre indivíduos, grupos, classes, regiões.
Os paradigmas das ciências físicas e naturais influenciaram e continuam a influenciar a reflexão de sociólogos. Tratava – se de criar novos procedimentos de reflexão, de modo a fazer face às originalidades dos fatos, acontecimentos e dilemas que caracterizam a vida social no Mundo Moderno. Encontram – se influências da maior importância para aformação e o desenvolvimento da Sociologia. As sugestões epistemológicas de uns e outros permitem que a Sociologia se preocupe tanto com a realidade social como o processo de conhecimento. A Sociologia se divide em tendências, escolas, teoria, interpretações e compreende produções que se dar o nome de termos tais como os seguintes: evolucionismo, organicismo, positivismo, formalismo, funcionalismo,fenomenologia, historicismo e etc. Estes são os princípios explicativos para os quais tendem as contribuições da maioria dos sociólogos nos séculos XIX e XX: causação funcional, conexão de sentido e contradição. Através deles a Sociologia tem dado conta dos movimentos e impasses, das épocas e transformações características das sociedades formadas com o Mundo Moderno.
Os desafios da Revolução socialsão as transformações e crises provocadas pela emergência e o desenvolvimento da sociedade civil, urbano – industrial, burguesa ou capitalista, constituem outra matriz da Sociologia. O modo de vida e trabalho na comunidade feudal é uma formação da sociedade civil, a organização do estado nacional. Na Europa houve uma vasta, complexa e contraditória revolução social, que avança para outroscontinentes. O mercantilismo iniciava um amplo processo de europeização do mundo. A revolução burguesa estava atravessando países e continentes, sempre acompanhado de surtos de contra – revolução. À medida que se desenvolve e se torna base a ordem social burguesa, impondo – se ao antigo regime, multiplicam – se as lutas sociais urbanas e rurais. Depois da revolução burguesa no século XVII e da RevoluçãoFrancesa iniciava em 1789, o século XIX assiste às revoltas populares no campo e nos centros urbano – industrial. O Cartismo na Inglaterra, desde 1835, e a Revolução de 1848 – 49, na França e em outros países europeus, assinalam a emergência do operariado como figura histórica.
A Sociologia em outros países e continentes, continua a desenvolver – se desafiada pelos dilemas da sociedade moderna...
tracking img