A via lactea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS


TEMA: DESBRAVANDO A VIA LACTEA

PROFESSORA:

ALUNOS:

ANANINDEUA, PARÁ 25 DE FEVEREIRO DE 2013.
Em grego a Via Láctea recebe o nome de galáxia. O termo vem de galakt, que significa leite. Via Láctea é “caminho de leite”. Se observarmos o céu noturno num local afastado das luzes da cidade, teremos a impressão de que uma parte do céu realmente contém uma estrada esbranquiçadaparecido com um caminho de leite.
Então, a Via-Láctea é uma galáxia, isto é, um amplo conjunto de estrelas, incluindo uma grande variedade de gases e poeiras astrais na qual está situado o Sistema Solar, do qual nosso Planeta é um dos astros integrantes. Este corpo de formato espiral engloba pelo menos duzentos bilhões de estrelas, embora alguns acreditem que o número destas esferas pode chegar aquatrocentos bilhões. Sua massa atinge aproximadamente um trilhão e setecentos e cinquenta bilhões de massas solares. 
As galáxias são classificadas de acordo com sua forma, sendo as mais famosas as espirais. A Via Lactea é classificada como sendo uma galáxia espiral e seus braços giram em torno do núcleo a semelhança de um grande catavento.
Estruturalmente a Via-Láctea é composta por seiscampos: núcleo, bulbo central, disco, os braços espirais, o componente esférico e o halo. A parte nuclear encontra-se no centro deste corpo, sob o formato de uma esfera achatada, constituída por astros mais velhos, revelando portanto um tom mais avermelhado se for comparada ao disco.
O bulbo, também uma esfera, está localizado em volta do núcleo; o disco é o componente mais fácil de ser visualizadonesta galáxia; são quatro os braços espirais, cada um deles assumindo uma cor diferente – ciano, violeta, verde e rosa; o componente esférico é o resultado da junção do núcleo e do bulbo central, e só pode ser percebido indiretamente; o halo, de formato circular, limita o componente esférico e é composto por partículas extremamente estimuladas por temperaturas muito elevadas, e também por anãsvermelhas, anãs brancas e conjuntos globulares.
A Via Láctea está inserida no chamado Grupo Local de galáxias, que é constituído por cerca de trinta outras galáxias. As principais são a Via Láctea (a mais maciça) e a galáxia de Andrômeda (a de maior dimensão) separadas entre si em cerca de 2,6 milhões de anos-luz. Estas duas galáxias espirais gigantes estão em órbita de um centro de massa comum. Asrestantes galáxias do Grupo Local são de pequenas dimensões e forma irregular, sendo que algumas são satélites da nossa galáxia (como as famosas nuvens de Magalhães).
É a gravidade que mantém a Via Láctea unida, e todas as suas estrelas giram em torno do centro, contudo, nem todas as estrelas se deslocam à mesma velocidade. A Via Láctea descreve como um todo um movimento de rotação. Os seuscomponentes não se deslocam à mesma velocidade. As estrelas que estão a uma distância maior do centro, movem-se a velocidades mais baixas do que a mais próximas. O Sol descreve uma órbita que pode ser considerada circular. A sua velocidade relativa ao Universo, gira em torno de 225km/s, seu período de revolução é de aproximadamente de 200 milhões de anos.
O filósofo grego Demócrito (450 a.C. – 370a.C.) foi o primeiro a propor que a Via Láctea era composta por estrelas distantes. A prova disso veio em 1610 quando Galileu Galilei usou um telescópio para a estudar e descobriu que era composta por um número incalculável de estrelas. Uma obra de Kant publicada em 1755 sugere que a Via Láctea era uma massa de muitíssimas estrelas em rotação, seguradas pela força da gravidade tal como o sistema solarmas numa escala gigantesca. Kant supôs também que algumas das nebulosas visíveis durante a noite deviam ser galáxias tal como a nossa.
A primeira tentativa de descrever forma da Via Láctea e o posicionamento do Sol foi feita por William Herschel em 1785 pela cuidadosa contagem do número de estrelas nas diferentes regiões do céu. Herschel construiu um diagrama com a forma da galáxia com o...
tracking img