A utopia thomas more

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Utopia – Thomas Morus


Thomas Morus retrata segundo Rafael Hitlodeu em uma história fictícia, mas muito esclarecedora sobre o que realmente é uma república.
Ele começa falando sobre ascidades da Utopia que é uma ilha, e trata da principal delas a cidade de Amaurota, ele descreve a cidade em sua totalidade desde sua geografia até sua formação populacional.
Sua descrição daterra ideal compreende Utopia que é um lugar onde não há propriedade privada, onde todos trabalham, mas sem exageros e todos tem direito a tudo e além de direitos tem obrigações para com todo e o estado,todos necessariamente tem que trabalhar na agricultura por um determinado espaço de tempo para que aprendam a colher da terra e se mantenham saudáveis desde crianças, mas independente disso todo temofícios definidos, seja como tecelã, pedreiros artesãos etc. Os magistrados são escolhidos por grupos de família anualmente, e os mesmos não ganham nada a mais por isso a não ser o prazer de se útil.Os empregos não dependem de a pessoa ser homem ou mulher ou da sua formação anterior.
Para os Utopienses a felicidade da vida consiste na tendência das instituições dessa república em liberartodos os cidadãos de servidões materiais na medida em que o permitem as necessidades da comunidade e a favorecer a liberdade e a cultura de espírito. As cidades são muito bem planejadas e tem suaquantidade de habitantes controladas de diversas formas além de controle do tipo de diversão e da ociosidade para que não haja um enfraquecimento da vida social.
As jóias são algo sem grandes valorestidos apenas como brinquedos de criança, e as viagens dos Utopienses são também controladas para que não caiam na ociosidade, ou em locais desapropriados. Em Utopia há escravos que são desertores,Utopienses que cometeram crimes e até mesmo voluntários estrangeiros.
Essa sociedade em forma de república perfeita retratada pelo autor é uma crítica ferrenha a sociedade européia do Séc.XV, pois a...
tracking img