A trindade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................................................
1. A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO............................................................................................
2. AS EXPERIÊNCIAS CONTIDAS NA BÍBLIA...............................................................................2.1. O Espírito Santo no Antigo Testamento Gênesis 1: 1-31.....................................
2.1.1. No período da criação....................................................................................
2.1.2. No período diluviano....................................................................................
2.1.3. Noperíodo pós-diluviano..............................................................................
3. A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO..........................................................................................
CONCLUSÃO ........................................................................................................................
REFERÊNCIAS.......................................................................................................................

INTRODUÇÃO
Através deste estudo, vamos aprender que desde o princípio da criação, há indícios de que a obra do Espírito Santo consiste em completar o que Deus pai planejou e o que o Deus filho começou, pois em Gênesis 1:2 lemos: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e oEspírito de Deus se movia sobre a face das águas”.
Veremos também que o Espírito Santo não é uma influência ou uma força ativa como muitos crêem e ensinam erradamente. Ele é uma pessoa divina, real e ativa. Ele é a terceira pessoa da trindade (três pessoas, mas um só SER). Ele aplica em nós as bênçãos da salvação. Nos dá nova vida, nos convence do pecado, nos dá força, distribui seus DONS (1 Co 12:07–11) e produz virtudes (seu FRUTO Gl 5:22 – 23) naqueles que crêem no seu poder. É o CONSOLADOR prometido por Jesus. Ele é fiel e verdadeiro.
Bem como, aprenderemos que o Espírito Santo possui personalidade e atributos que devemos conhecer para termos a plena e total comunhão com Ele.
Sua doutrina ocupa lugar central no movimento de renovação espiritual e nossa preocupação neste estudo será ode estudar o Espírito Santo como pessoa, analisar as experiências bíblicas e a sua missão através de suas obras.
Estudo realizado através de uma metodologia de pesquisa cientifica e bibliográfica, com a finalidade de expandir o conhecimento do leitor.

“A razão nos mostra a unidade de Deus; apenas a revelação nos mostra a Trindade de Deus”
(Strong)

1. A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
Háindagações acerca de se querer saber se o Espírito Santo é uma pessoa distinta ou apenas o “poder” ou a “força” de Deus.
Na Bíblia Sagrada podemos ver vários versos onde o Espírito Santo é mencionado junto com o Pai e o Filho (Mt 28:19; 1Co 12:4-6; 2Co 13:13). Uma vez que o Pai e o Filho são pessoas, isto indica que o Espírito Santo deve ser também uma pessoa.
Freqüentemente, o pronome masculino “ele” éusado com referência ao Espírito Santo (Jo 14:26; 15:26; 16:13, 14) apesar do fato de que a palavra para Espírito em grego (pneuma) é neutra e não masculina.
A palavra “conselheiro” ou “consolador” (parakletos) uniformemente se refere a uma pessoa, não a uma força.
É dito que o Espírito Santo fala (At 8:29), ensina (Jo 14:26), dá testemunho (Jo 15:26), intercede em favor de outros (Rm8:26-27), distribui dons a outros (1Co 12:11), e proíbe ou permite certas coisas (At 16:6-7). De acordo com Efésios 4:30, o Espírito Santo pode ser também entristecido pelas pessoas.
Aprendemos que todas estas atividades são características de uma pessoa, não de uma força, e a seguir iremos estudar a experiência que a pessoa do Espírito Santo exerceu e que contém registrado nos escritos da Bíblia....
tracking img