A teria de vigotsky sobre o brincar.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA


Disciplina: Psicologia da Educação 2
Turma: 3° ano/noturno
Resumo: FONTANA, R, CRUZ, M.N Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
FERREIRA, S.(ORG) O ensino das artes: Construindo caminhos campinas/ SP: Papirus, 2001.


De acordo com o texto brincar e desenhar são atividades fundamentais da criança. Assim pela brincadeira, objetos e movimentossão transformados e pelo desenho, a criança deixa suas primeiras marcas. Sobre o papel da brincadeira no desenvolvimento da criança, foi possível observar que a brincadeira se faz presente na escola nas mais variadas situações e sob as mais diversas formas. No tópico por que as crianças brincam pode-se dizer que a idéia de criança se consolidou somente no século XVII, acompanhada da elaboração deuma teoria filosófica sobre a especificidade infantil, que tornou possível o posterior aparecimento de uma psicologia da criança e de seu desenvolvimento. No tópico as relações sociais com o mundo adulto: A concepção de Vygotsky, foi possível observar que para ele, na idade pré escolar algumas modificações ocorrem no desenvolvimento da criança, sendo assim a criança passa a se interessar por umaesfera maior da realidade e sente necessidade de agir sobre ela. Vygotsky acredita que a situação imaginaria da brincadeira se dá na tentativa da criança reproduzir as ações dos adultos em condições diferentes daquelas em que elas ocorrem na realidade. Sobre aprendendo a olhar a brincadeira pode-se dizer que na brincadeira a criança transforma o significado dos objetos de acordo com seus desejos,em preocupação de adaptar-se à realidade. Segundo o texto Vygotsky observou que na situação do faz-de-conta não é qualquer objeto que pode substituir outro e que a criança, ao brincar, sempre submete seu comportamento a regras.
No tópico, “Brincadeira é coisa Séria”, é possível compreender que na situação imaginaria das crianças traz as marcas da experiência por elas vividas e seusconhecimentos sobre a realidade. E segundo Vygotsky, essa submissão da criança as regras de comportamentos nos exemplos citados, é a razão do prazer que ela experimenta na brincadeira. O autor afirma ainda que, é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelosobjetos externos. Quanto aos objetos e significados na brincadeira, Vygotsky vê a brincadeira infantil como um recurso que possibilita a transição da estreita vinculação entre significado e objeto concreto a operação com significados separados dos objetos. Assim na brincadeira a criança opera com significados desvinculados dos objetos e das ações; mas o fato de utilizar outros objetos reais eoutras ações reais, ajuda-a a realizar uma importante transição.
No papel da brincadeira no desenvolvimento da criança, de acordo com o texto no tópico “A brincadeira e a função simbólica, pode-se observar que para Piaget, o jogo simbólico é parte de uma função fundamental do processo cognitivo da criança, a função simbólica. Sendo assim o autor acredita que a função simbólica é indispensávelpara a ampliação das fronteiras da inteligência, embora, ela só progrida com o desenvolvimento da própria inteligência. Sobre “A criação de zonas de desenvolvimento proximal”, foi possível observar que Vygotsky acredita que a brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento da criança. Sendo assim ao substituir um objeto por outro, a criança opera com o significado das coisase dá um passo importante em direção ao pensamento conceitual, que, como já vimos basea-se nos significados, e não nos objetos.
No tópico “A brincadeira na vida e na escola, segundo Vygotsky, as primeiras brincadeiras surgem da necessidade de dominar o mundo dos objetos humanos. O autor afirma que “da mesma forma que uma situação imaginária tem que conter regras de comportamento, todo jogo...
tracking img