A teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA ESTRUTURALISTA

Surgiu no fim da década de 1950, após o declínio da Teoria das Relações Humanas. A Teoria Estruturalista é um desdobramento da teoria da Burocracia e uma aproximação àTeoria das Relações Humanas. Representa uma visão critica da organização formal. Pois se de um lado combateu a Teoria Clássica, por outro não proporcionou a bases adequadas de uma nova teoria que pudesseser substituída.
A oposição entre a Teoria Clássica e a Teria das Relações Humanas criou um impasse dentro da administração que mesmo a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar.Portanto todas as partes estão estruturadas (subordinadas uma a outra) de tal forma que alterações em qualquer delas implica em rever o todo.
ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTA

· A oposição surgida entrea Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas incompatíveis entre si, eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. Busca ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoriadas Relações Humanas (informal)
· .A necessidade de visualizar "a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais". Precisam compartilhar alguns dos objetivos daorganização (como A viabilidade econômica da organização), mas que podem incompatibilizar com outros (como a maneira de distribuir os lucros da organização).
· A influência do estruturalismo nasciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações. O estruturalismo teve forte influência nas ciências sociais, tais como: Filosofia, Psicologia, Antropologia, Matemática eLingüística,chegando até a teoria das organizações.
· Novo conceito de estrutura: é o conjunto formal de dois ou mais elementos que permanecem inalterados mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações.Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém se mesmo com a alteração de um dos...
tracking img