A teoria de piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA DE PIAGET

TEXTOS COMPLEMENTARES PARA A DISCIPLINA MATRIZES FUNCIONALISTAS – PROF. GOMES

Empirismo – concepção teórica que parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelo meio ambiente e não pelo sujeito. Portanto, de fora para dentro.
Racionalismo – concepção teórica que parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado peloindivíduo e não pelo meio. Portanto, de dentro para fora.

Construtivismo (interacionismo)

Concepção teórica que parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio. Ao contrário, responde aos estímulos externos agindo sobre elespara construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Conceitos centrais na teoria de Piaget

Segundo Piaget, os princípios básicos do desenvolvimento cognitivo são os mesmos do desenvolvimento biológico.
Atos cognitivos – são atos de organização e adaptação ao meio

Para compreender o processo de organização e adaptação intelectual, ou seja, para compreendercomo ocorre o desenvolvimento cognitivo é preciso entender quatro conceitos básicos:
• esquemas
• assimilação
• acomodação
• equilibração

Esquemas: São estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam o meio. A existência dessas estruturas é inferida através dos comportamentos apresentados pelo sujeito. Para entendermos o conceito de esquema, podemos fazeruma analogia: a mente humana pode ser comparada a um arquivo com fichas, cada ficha representa um esquema. Os adultos têm muitas fichas ou esquemas, os quais são usados para processar e identificar a entrada de estímulos. Assim, o organismo está apto a diferenciar estímulos e a generalizar. A criança quando nasce apresenta poucos esquemas (fichas nos arquivos). Os esquemas que ele possui são denatureza reflexa (exemplos: sucção, preensão, etc.). À medida que cresce seus esquemas mudam continuamente e tornam-se mais refinados.
Os esquemas tornam-se mais refinados em função das exigências do meio. Portanto, os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório-motores da criança.

Os processos responsáveis por essa evolução (desenvolvimento cognitivo) são:
Assimilação,Acomodação, Esquemas e Equilibração.

De forma resumida, a Assimilação é quando há o predomínio da ação do sujeito sobre o objeto, essa fase é predominante na criança de 0 a 2 anos, fase sensóro motora, quando ela quer explorar o mundo e tudo a sua volta.

A Acomodação é predominante na fase seguinte, crianças de 2 a 7 anos, pré operatória, quando inverte a relação: Há o predomínio da ação doobjeto sobre o sujeito, nessa fase a linguagem tem papel prepoderante, a criança quer externar seus conhecimentos.

São processos distintos porém, interdependentes, apesar de haver o predomínio em alguma fase da vida da criança, eles acontecem simultaneamente, são indissociáveis.

Jean Piaget foi um psicologo suíço, falecido em, 1980.

Assimilação: representa o processo da introdução ordenadade dados conhecidos ou novos na experiência, de acordo com os > esquemas existentes em um indivíduo.

Adaptação: para Piaget, é o equilíbrio dinâmico entre os processos da > assimilação > e da > acomodação. Com isso chega-se a equilibração.

Equilibração: é o processo de assimilação e acomodação.
ocasionando a acomodação. A equilibraçãoé um processo fundamental no desenvolvimento dopensamento e tem origem na necessidade que o homem sente de equilibrío quando a criança se defronta com teses contraditórias e conflitos. Então através da > assimilação e > acomodação, a criança pode vencer as contradições e estabecer o equilíbrio.

Acomodação: é o processo que ocorre quando o indibíduo se defronta com um novo problem e tenta, através da modificação de seu modo de comportar_se e pensar...
tracking img