A teoria de herzberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 
A Teoria de Herzberg
Por Daniel Portillo Serrano
08/12/2006
 
Ao contrário de outros pensadores, como Abraham Maslow, que tentavam explicar as necessidades humanas em diversos campos, a Teoria de Frederick Herzberg foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.
Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores quecausariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. O resultado destes estudos foi pela primeira vez publicado em 1959, sob o título "a motivação para trabalhar - The Motivation to Work"
Os estudos incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os queos agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene".
Os fatores de Higiene São aqueles que são necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas por outro lado não sãosuficientes para provocar satisfação
Para motivar um funcionário,  não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes. 
 
Fatores que levam à insatisfação | Fatores que levam à satisfação |
Política da Empresa | Crescimento |
Condições do ambiente de Trabalho | Desenvolvimento |
Relacionamento comoutros funcionários | Responsabilidade |
Segurança | Reconhecimento |
Salário | Realização |

CAPÍTULO III - FUNDAMENTOS TEÓRICOS 
  
 
INTRODUÇÃO 
  
  
  
 
Visando permitir uma melhor compreensão dos modelos de gestão da qualidade procurar-se-á, de maneira sucinta, desenvolver um resumo da evolução das teorias e modelos organizacionais que influenciaram nos modelos de GestãoParticipativa e de Gestão pela Qualidade Total implantados na CELESC nos períodos em análise nesta dissertação.
A evolução dos processos administrativos, como qualquer processo de mudança, provoca reações das pessoas e organizações envolvidas. Principalmente do corpo gerencial, que atingiu seus postos de destaque na organização através de aplicação de conceitos e métodos diversos dos que se estãobuscando implantar. A necessidade de constante evolução e adequação das organizações as mudanças implica na necessidade da busca de novas formas de gestão e de solução dos problemas. Conseqüentemente os processos administrativos são ligados a uma permanente mudança, mas os grupos de poder existentes nas organizações reagem de forma direta e, principalmente, de forma indireta a mudança do "status" atualdo poder na organização. Está reação a mudança ocorre em níveis diferenciados de intensidade nos diversos segmentos afetados pela organização, sindicatos, empregados, clientes e a própria sociedade.
Independente do quanto uma mudança possa ser lógica, racional e benéfica, as pessoas irão criar uma barreira se esta mudança for imposta. Temos que atentar para o detalhe de que as pessoas não criamresistência à mudança em si, na realidade elas criam resistência a terem que mudar (Carr et alli, 1992).
As organizações podem ser descritas como unidades ou entidades sociais que são intencionalmente construídas e reconstruídas, nas quais as pessoas interagem entre si buscando alcançar objetivos específicos (Etzioni, 1989).
3.1. TEORIAS E MODELOS ORGANIZACIONAIS
A Administração Científicapromovida por Frederick Taylor e seus seguidores nos meados de 1900 nos Estados Unidos, busca principalmente os seguintes objetivos:
a. Parcelização da tarefa: prioriza a simplicidade dos gestos a realizar e sua rapidez em detrimento de um conjunto significativo de atividades;
b. Especialização: cada trabalhador realiza sempre a mesma tarefa;
c. Tempo imposto: o tempo para realizar a...
tracking img