Teoria de frederick herzberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dando continuidade a um assunto constantemente abordado nas corporações - "Motivação" -falarei hoje sobre a pirâmide de Maslow, postagem iniciada em 16/12/2007, relacionada com a Teoria dos doisfatores de Herzberg.
Frederick Herzberg foi o autor da "Teoria dos Dois Fatores" que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Nesta teoria Herzberg verificou e evidenciou através demuitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.

Fatores higiênicos: referem-se àscondições que rodeiam o empregado enquanto trabalha, englobado as condições físicas e ambientais de trabalho. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para obter motivação dosempregados. O que para Herzberg é um fator bastante limitado em sua capacidade de influenciar o comportamento dos empregados. A expressão “higiene” reflete seu caráter preventivo, profilático enecessário. De acordo com as pesquisas de Herzberg, quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam insatisfação. E quando precários eles provocam a insatisfação dos empregados. Relacionando coma pirâmide de Maslow temos a base da pirâmide como os fatores de higiene, seriam as necessidades fisiológicas, segurança e sociais.

Fatores motivadores: referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefase aos deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais que produzem efeito duradouro à satisfação e aumento de produtividade em níveis de excelência. Para Herzberg, o termomotivação envolve sentimento de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional manifestado por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado aotrabalhador. Os fatores motivacionais estão sobre controle do individuo, pois estão relacionados com aquilo que faz e desempenha. O brasileiro tem dificuldade com a alto-realização representada pelo topo...
tracking img