A teoria da origem do homem - criacionismoxevolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS TEORIAS DA ORIGEM DO HOMEM: Criacionismo x Evolucionismo





JULIANA MENEZES
TAÍSLA MONTEIRO





LAVRAS - MG
2012

JULIANA MENEZES
TAÍSLA MONTEIRO




AS TEORIAS DA ORIGEM DO HOMEM: Criacionismo x Evolucionismo




Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Cristã ministrada peloprofessor Edimir, ao 2° período de Administração das Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção de nota.













LAVRAS – MG
2012

SUMÁRIO

1.1 Introdução................................................... Pag.04
1.2 Origem do Homem.....................................Pag.05
1.3 Criacionismo............................................... Pag.06
1.4 Evolucionismo............................................. Pag.07
1.5 Os primeiros habitantes da terra.............. Pag.08
1.6 Os Australopithecus.................................... Pag.08
1.7 Homo Habilis e o Pithecanthropus Erectus..... Pag.09
1.8 HomoNeanderthalensis............................... Pag.09
1.9 O Cro-Magnon............................................. Pag. 09
2.1 Conclusão...................................................... Pag. 10

1.1 Introdução

Um dos maiores mistérios que sempre intrigaram o homem ao longo de sua história é o conhecimento de suas próprias origens. Pode-se dizer que todos os povos da Antiguidade tinham teoriasque tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos, ou até mesmo mitológicos. Além dos próprios mistérios existentes na questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais?
O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução dohomem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, pois suas abordagens são completamente distintas.
A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra à história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. Esta é a ideiacentral do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. Porém os Estudiosos e defensores da teoria evolucionista pregam que, em dado momento da evolução, os seres humanos e os macacos tiveram um ancestral em comum. Deste ancestral evoluíram dois grupos diferentes: um deles gerou o macaco e o outro gerou os seres humanos.

1.2 A Origem do Homem
A precariedade de informações limitao conhecimento da origem do homem. As primeiras pesquisas datam do final do século XIX; e muitas descobertas de restos humanos ocorreram de modo casual, nem sempre realizadas por especialistas.
A descoberta de traços culturais comuns em grupos afastados indica que, provavelmente, apareceram vários deles em regiões diferentes.
De modo geral, dizemos que há um tronco comum do qual se originaramos grandes macacos (pongidae) e os homens (hominidae). Em determinado momento da evolução, os dois grupos se separaram e cada um apresentou sua evolução própria. Os pongidae apresentaram a forma do gorila, chimpanzé e orangotango; os hominidae ou hominídeos, a forma do atual homo sapiens.

1.3 Criacionismo
As origens do ser humano têm sido discutidas há séculos e até hoje não existe um consensosobre a questão. Alguns crêem no criacionismo, outros acreditam na evolução das espécies, já
outros buscam as respostas em seres de outros planetas, entre outras teorias.
A teoria criacionista foi feita a partir de conceitos judaico-cristãos que se encontram na Bíblia. “No princípio, Deus criou o céu e a terra (…)” – trecho retirado da Bíblia de Jerusalém. De religião em religião, todas...
tracking img