A tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Portfólio N° 01

História Geografia do Brasil

:: Portfólio
OBJETIVO Estimular o auto-didatismo e a pesquisa nos alunos por meio de exercícios que envolvem temas não abordados plenamente em sala de aula.

ORIENTAÇÃO O aluno deverá postar somente as respostas (por exemplo, 1x, 2y, 3w, 4z) no corpo da mensagem.

1. Os cerrados brasileiros são formados por árvores com aspectoxeromórfico, com árvores tortuosas e espaçadas, com

troncos de cortiça espessa e folhagem coriácea e pilosa, muitas vezes lembrando a caatinga arbustiva densa, da região do semiárido nordestino. [Adaptado de: ROSS, J. (org.). "Geografia do Brasil". São Paulo: Edusp, 1996]. O fator que pode explicar tal semelhança fisionômica entre os dois tipos de vegetação é: a) a baixa umidade nos solos docerrado, com árvores com menor capacidade de captar e armazenar água do ambiente. b) a baixa fertilidade natural dos solos do cerrado, em geral muito ácidos, pobres em cálcio e nutrientes em geral. c) a vigência de um clima tropical seco e de altitude no cerrado, responsável por invernos mais chuvosos e verões mais quentes e secos. d) o uso intensivo das queimadas como fator de manejo e controle docerrado, para eliminação de gramíneas. e) o extenso desmatamento do domínio dos cerrados para a produção de soja e gado, tornando a região mais seca.
2. Considere as afirmações a seguir, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em funçãodo processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia. II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no CentroOeste fosse, em grande parte, resolvido. III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram aoCentro-Oeste nos últimos 30 anos. Está correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.
3. Esta última fonte (IBGE, 2000) traz também a informação de que mais da metade da população brasileira (60%) não tem acesso à rede de esgoto, enquanto que a distribuição de água tratada é mais abrangente (76,1%). [...] Com relação ao esgotamentosanitário, por exemplo, a pior situação ocorre no Norte (97,2% da população não é atendida), sendo que no Sudeste a cobertura é mais ampla (36,4% não são atendidos). Em relação à distribuição de água a situação é parecida; observa-se que a população atendida é de 84,6% no Sudeste, enquanto que no Norte é de apenas 51,9%.

Tabela I: Distribuição dos recursos hídricos* no Brasil por regiões

*Distribuição de recursos hídricos equivale à disponibilidade de água nas bacias hidrográficas. (Fonte: MENDONÇA, F.; SANTOS, L. J. C. "Gestão da água e dos recursos hídricos a partir das Bacias Hidrográficas - uma abordagem geográfica". Geográfica, Rio Claro, v. 31, n. 1, p. 103 - 117, jan./abr. 2006.) Com base no texto, na tabela e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. Adistribuição dos recursos hídricos é equilibrada entre as grandes regiões brasileiras dado que a maior abundância de águas corresponde às regiões de maior densidade de ocupação humana e maior crescimento da agricultura irrigada. II. A maior abrangência da distribuição de água tratada em relação ao esgoto indica que a carência de rede de esgoto projeta para o futuro possibilidades de escassez de águagerada pelo comprometimento das fontes primárias desse recurso, em face do contínuo lançamento de dejetos na rede hidrográfica. III. A distribuição dos recursos hídricos no Brasil revela que onde estes existem em abundância se encontram também ameaças importantes, como a situação de risco dos pequenos córregos e rios, caracterizada pelo baixo graus de acesso da população a sistemas sanitários...
tracking img