Projeto de filmes em sala de aula - práticas normativas - filme nanny macphee

658 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LETRAS
CURSO DE PEDAGOGIA – EAD

Viviane de Freitas Dias - 196559

PROJETO DIDÁTICO “UTILANDO FILMES NA SALA DE AULA” – PROFESSORA DENISE D’AUREA TARDELI

PÓLO MAUÁ
2011

DISCUSSÃO DO FILME E DA PRÁTICA

Filme: Nanny MacPhee – Universal Pictures, direção de Kirk Jones, 97 minutos, 2005.
Prática: Normativas
Objetivos da discussão: Explicar a Prática Substantiva Normativa e orientar como trabalhar em sala de aula.

Não é uma tarefa fácil abordar a questão dos valores na escola, tratando-se de um trabalho com regras e limites. Se a regra é transversal, vai aparecer em quase todas as atividades do ambiente escolar, por isso é importante mostrar às crianças a necessidade da vida em comum e a aplicação das regras. Para Piaget, crianças a partir de uma determinada idade começam a desenvolver a maturidade cognitiva, ou seja, tomam consciência das regras. O pensar no limite se estabelece através de um processo chamado heteronomia, onde as crianças imaturas não aceitam as regras por não compreendê-las, fazem a transgressão de forma agressiva gerando o conflito, mesmo quando estão mais amadurecidas, caso não compreendam e saibam o porquê, continuam agindo de maneira inoportuna.
No filme Nanny MacPhee é uma babá que cuida de sete crianças, filhos de um viúvo, são muito inteligentes, porém temperamentais, acreditam que não precisam de uma babá para educá-los. Quando se deparam com as propostas de MacPhee, começam a refletir e aos poucos vão se transformando e cumprindo alguns acordos. Assim como a babá impôs as regras e manteve-se firme com os combinados, se o educador não efetivar o cumprimento do que foi estabelecido, as crianças tendem a manipular e usar diversas artimanhas em benefício próprio.
O filme sugerido é uma boa sugestão para ser transmitido aos alunos. Após a exibição, deixar alguns minutos livres para que expressem suas opiniões. O professor pode então, instituir os combinados

Relacionados