A sustentabilidade aliada ao desenvolvimento organizacional: um estudo bibliográfico do comportamento empresarial.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC
Disciplina: Administração Mercadológica

A Sustentabilidade aliada ao desenvolvimento organizacional: Um estudo bibliográfico do comportamento empresarial.

Icaro Celio Santos de Carvalho
Tayrone Argolo dos Santos
Wirlem Miranda Oliveira
Marina Chaves Passos

Introdução

Odesenvolvimento organizacional surgiu devido ao movimento na década de sessenta com o conjunto de ideias desenvolvidas a respeito do homem, da organização e do ambiente, apontando no sentido de propiciar o crescimento e o desenvolvimento organizacional segundo suas próprias potencialidades.
Esse conceito representa a relação de duas tendências no estudo das organizações: de um lado o estudo da estrutura,e do outro um estudo do comportamento humano nas organizações, integrados através de um tratamento sistêmico.

Essa teoria deve estar intrinsecamente ligada à sustentabilidade, no seu conceito mais amplo da palavra, ou seja, sistema que relaciona a continuidade dos aspectos sociais, econômicos, culturais, e ambientais da sociedade humana. Esse meio propõe a configuração da civilização e dasatividades humanas, de tal modo que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades para expressar o seu maior potencial no presente, mas ao mesmo tempo preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando assim a melhor forma de atingir a pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desdea vizinhança local até uma extensão global.

Este trabalho pretende apresentar a importância da aliança entre os conceitos de desenvolvimento organizacional e sustentabilidade para a sobrevivência das empresas na conjuntura em que o Brasil vive. Além disso, pretende mostrar a relação entre duas empresas, sendo uma delas com os conceitos aplicados e outra atuando sem os mesmos, pretende-seapresentar os acontecimentos mais recentes acerca da temática e relação entre esses conceitos e o marketing, a auto-propaganda, a redução dos custos e a sobrevivência dessas empresas no mercado. E a aplicação dos conceitos de logística reversa aplicados na sustentabilidade empresarial.

A Sustentabilidade

Esse termo é comumente usado para definir as ações e atividades humanas que visam suprir asnecessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Essa é também a grande preocupação das empresas em se adequarem a esse conceito sem diminuir os lucros. A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.Seguindo estes parâmetros, a humanidade e as empresas podem garantir o desenvolvimento sustentável.
A noção de sustentabilidade implica, portanto, uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a ruptura com o atual padrão de desenvolvimento (Jacobi, 1997).

Exemplos de Empresas que acreditam no mundo sustentável.

No Setor Alimentício o Instituto Sadiaé uma organização social de interesse público (OSCIP), fundada em dezembro de 2004 pela Sadia para contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade.Sua responsabilidade inicial foi a estruturação do Programa 3S – Suinocultura Sustentável Sadia, um programa de tratamento de dejetos de suínos pioneiro no setor e o primeiro da indústria brasileira de alimentos a ser aprovadopela ONU. Graças ao Programa 3S, até junho de 2007, cerca de 980 suinocultores parceiros da Sadia já possuem em suas granjas biodigestores para tratar os dejetos de suínos. Com isso, o metano (gás que causa impacto 21 vezes maior que o gás carbônico em termos de aquecimento global) que seria lançado na atmosfera em decorrência da degradação anaeróbica dos dejetos em esterqueiras, pode tornar-se uma...
tracking img