A soma e o resto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOMA E O RESTO
No livro a soma e o resto, um olhar sobre a vida de 80 anos, de Fernando Henrique Cardoso, é resultado de entrevistas, de perguntas e respostas, alguns textos, conversas gravadas.Miguel Darci de Oliveira é quem escreve o livro através desses relatos. O livro é divido em três blocos: caminhos, mapa-múndi, luzes e sombras.
No segundo bloco, ele destaca a importância dos novostemas globais, sendo um deles o terrorismo. Globalização econômica e regulação política. Sua participação no grupo de lideres mundiais, The Elders, que buscou a paz entre os árabes e israelenses.Após o fim de seu mandato de presidente, Fernando Henrique, viaja para Paris, pois precisava de tempo para descansar e descomprimir. Foi onde ele recebeu um convite do secretario geral da ONU. Ele foiconvidado para chefiar um Painel de Personalidades Eminentes com o mandato de propor um novo balizamento para as relações entre a ONU e as organizações da sociedade civil.
Antes os temas em debateeram a preservação da paz e da segurança internacional. Porém hoje existem outras questões também relevantes e que são desafios para toda humanidade. Questões como, o combate à fome, terrorismo,epidemias e o aquecimento global.
Estas questões devem ser enfrentadas pelos governos e pelos atores não estatais. Ele destaca também a importância da participação dos cidadãos nos novos debates dostemas globais. Muitos governos acham isso uma ameaça. Mas, hoje os cidadãos de comunicam diretamente com as autoridades, protestam na rua ou exprimem sua opinião em jornais e web sites. Fernando Henriquechama isso de multiplicidade de atores.
O terrorismo representa um novo tipo de ameaça global à paz e segurança de todos os Estados. A utilização indiscriminada da violência contra a população civilcomo meio de intimidação política provoca o medo e a divisão entre os povos, religiões culturas. Esse risco pode assumir proporções catastróficas no caso de ataque nuclear ou com armas químicas e...
tracking img