A sociologia e a antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA ● PROFª REGINA CÉLIA A. S. BARBOSA ● MAIO, 05 DE 2012
1
SUMÁRIO: 1. HISTÓRIA E SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA 2. MODELOS DE SOCIOLOGIA 3. O CONTEXTO - RESUMO DAS IDÉIAS PRINCIPAIS 4. BIBLIOGRAFIAS
• ATIVIDADE EM SALA DE AULA: AULA EXPOSITIVA
• TEXTO COMPLEMENTAR: PESQUISA E MÉTODO CIENTÍFICO – AUTORAS: CLÁUDIA DIAS E DENISE FERNANDES PARTE I
1) HISTÓRIA E SURGIMENTO DASOCIOLOGIA
A sociologia se caracteriza como uma determinada abordagem da realidade e não como um saber que se define pela delimitação de um objeto de estudo dentro dessa realidade devido à generalidade própria dos fenômenos sociais e do caráter sociocultural de todo comportamento humano. Portanto, a sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem ecom a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar e explicar regularidades da vida social. Seu desenvolvimento foi resultado da emergência de problemas próprios do capitalismo industrial, como greves, êxodo rural, urbanização, violência e pobreza. Ocorre então uma ruptura na forma de o homem pensar a realidade social, a partir da qual eleabandona explicações tradicionalmente aceitas, que entendiam essas questões como decorrentes da imperfeição humana ou de características psicológicas ou biológicas individuais. A partir do século XVII, homem começa a perceber que existem na sociedade princípios e regras próprias da dinâmica social.
Os cientistas sociais buscaram, então, nas ciências físicas e naturais os procedimentos de investigaçãoda realidade social. Tentando delimitar um objeto próprio, sempre inspirados pelas ciências naturais, os sociólogos reconheceram em determinados aspectos da vida social – fato social, ação social, interação etc. – o elemento único e primordial da sociologia – o “átomo” da vida em sociedade. Porém, estudar a vida social era uma tarefa complexa. Primeiro porque o distanciamento que existe nasdemais ciências da natureza entre cientista e objeto de estudo torna-se menos preciso em se tratando de sociologia (cientista está imerso em seu objeto de estudo). Questões morais, políticas e éticas surgem em todas as etapas da pesquisa, a partir da definição do problema a ser estudado, durante a escolha das técnicas de análise, nas conclusões e, principalmente, nas intervenções propostas.
Se não épossível transpor para a sociologia a objetividade das ciências exatas e se o investigador da vida social está comprometido com os propósitos e as conseqüências de suas pesquisas, ao menos ele está sempre procurando os melhores e mais adaptados métodos de pesquisa em função de seus objetivos. A sociologia dispõe já de inúmeras técnicas de pesquisa cuja escolha pode garantir o sucesso dainvestigação e das medidas que possam ser tomadas a partir dela. Por tratar-se de uma ciência que busca estudar a amplo universo de fenômenos que envolvem o ser humano em sua vida em sociedade e que procura entender esses fenômenos com o objetivo de intervir sobre a realidade, seja para modificá-la, seja para conservá-la, a sociologia acabou desenvolvendo métodos eficientes de análise e compreensão da vidasocial. E, embora não possa impedir o envolvimento afetivo, emocional e ideológico do cientista social, tem mostrado considerável sucesso na capacidade de explicar os fenômenos sociais.
É importante ressaltar a complexidade da análise sociológica não só pela maior objetividade ou subjetividade que demonstra em relação ao objeto que estuda, como em relação às implicações mais superficiais oumais profundas que cada fenômeno possibilita. Qualquer que seja o fenômeno a ser estudado, ele possibilita um aprofundamento insuspeitado. Portanto, o fenômeno social estudado não é o responsável pelo alcance das explicações sociológicas que ele suscita. Diante do mesmo fenômeno é possível que diversos cientistas sociais desenvolvam explicações macrossociológicas – concebendo a sociedade como uma...
tracking img