Debate: mundo capitalista x ilha de utopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Debate: Mundo Capitalista x Ilha de Utopia

Mediador: Bom dia! É um prazer tê-los aqui, somos do 1° semestre B matutino e hoje faremos um debate sobre o “mundo capitalista x ilha de Utopia”. Peço educadamente o silêncio de todos vocês para não atrapalhar o raciocínio dos debatedores. Agora, vamos às regras: Não interromper quem estiver no uso da palavra, nem utilizar linguagem chula. Nãodesviar do assunto aqui discutido. Cada grupo terá 3 minutos para defender seus argumentos e 1 minuto para as considerações finais. Todos deverão obedecer às regras. O Grupo que defenderá o capitalismo poderá começar.

Grupo do capitalismo

Defensor 1: O capitalismo melhorou a qualidade de vida das pessoas. Muitos criticam o capitalismo, falandoque ele é egoísta, irracional, ganancioso... Mas veja, ele foi o único sistema que levou homens a unirem-se em larga escala em vários países, e a pacificamente cooperar além das fronteiras nacionais. Tudo o que você tem, que te traz conforto depois de um longo dia é graças ao capitalismo.

Defensor 2: Não podemos criticar um sistema que faz países crescerem, que nos traz conforto. O capitalismoé chamado de sistema ganancioso, quando ele na verdade aumentou o padrão de vida de muitas pessoas, levando-as a um patamar que outro sistema jamais levaria.

Defensor 3: O capitalismo faz o mundo girar, gera empregos, gera renda. É por causa dele que você consegue comprar tudo que tem, faz os países se desenvolverem. O capitalismo traz avanços tecnológicos enormes e que beneficiam a muitagente.

Defensor 4: O capitalismo pode se transformar numa cobra que se alimenta de si mesma, assim como na época do feudalismo, quando o senhor expandia suas terras através de vassalos. Sendo que por sua vez esses vassalos também gostariam de ser senhores, por sua vez progrediam-se e dividiam suas terras com outros indivíduos tornando-se assim senhor desses...

Defensor 1: Nesse sistema muitocriticado, ninguém percebe o quão vantajoso o capitalismo também é. Pense comigo: devido à concorrência, há avanços. Ou seja, faz muitas pessoas, países se superarem para avançar. Tem uma propriedade estatal, que ajuda os menos favorecidos economicamente, como as escolas públicas, por exemplo.

Defensor 2: Sem falar na lei oferta e da procura, digo; na medida que aumenta a oferta, os preçosdiminuem. Nesse sistema as pessoas são livres para ir atrás de suas fortunas como quiserem. E aquelas que trabalharem com mais afinco e produzirem mais riquezas para a sociedade serão as mais bem recompensadas.

Defensor 3: Pense em um lugar em que as pessoas todas tem a mesma quantia em dinheiro, vestem o mesmo tipo de roupa... Isso é ruim, porque as pessoas não são iguais, imagine você viver nummundo onde você não pode se desenvolver, onde por mais que você se esforce você nunca vai ganhar mais.

Defensor 4: O capitalismo estimula a disputa, a competição. Assim, grandes idéias nascem, melhorando a vida em grupo. Se não fosse o capitalismo, estaríamos vivendo no meio do mato: sem luz, sem água, sem nada.

Defensor 1: Aqui terminam os nossos argumentos.

Mediador: O grupo que irádefender a ilha de Utopia pode começar.

Grupo de Utopia

Defensor 1: Tudo bem que o capitalismo tem seu lado bom, mas para mim os defeitos não compensam. Pense na desigualdade social, preconceitos, guerras... Se eu pudesse escolher, escolheria morar em Utopia, onde alguns dos pontos centrais são as necessidades e felicidade coletivas. É onde os maisvelhos, e assim mais sábios, teriam mais capacidade de decidir o que é melhor para todos.

Defensor 2: Não seria melhor morar em um lugar onde não há desigualdade social e concentração de riquezas? Onde o trabalho e as riquezas são distribuídos igualmente a todos? Em Utopia há suprimento até mais que suficiente para todos, ninguém passa fome. Não há pobres e ricos.

Defensor 3: Em Utopia não...
tracking img