Linguagem go

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – FAESA
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Ana Caroline Lima Marinato
João Paulo Binda Delboni

LÍNGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO GO

VITÓRIA
2011

Ana Caroline Lima Marinato
JOÃO VICTOR PALCICH IGLESIAS

LÍNGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO GO

Trabalho Acadêmico do curso de Ciência da Computação apresentado àsFaculdades Integradas Espírito-Santenses, como parte das exigências da disciplina Linguagem de Programação I sob orientação da professora Cinthia Cristina L. Caliari.

VITÓRIA
2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 HISTÓRICO 4
3 IMPORTÂNCIA 5
4 PARADIGMA 6
5 VARIÁVEIS 7
6 TIPOS 8
6.1 TIPOS BOOLEANOS 8
6.2 TIPOS NUMÉRICO 8
6.3 Tipos String 9
6.4 TIPOS ARRAYS 9
6.5 TIPOS STRUCK 10
6.6TIPOS MAP 10
7 EXPRESSÕES 11
7.1 OPERANDOS 11
7.2 OPERADORES 11
7.3 PRECEDÊNCIA DE OPERADORES 11
8 ABSTRAÇÃO DE CONTROLE 12
8.1 IF 12
8.2 SWITCH 12
8.3 FOR 13
9 ABSTRAÇÃO DE CONTROLE 15
10 CONCLUSÃO 16
REFERENCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

A linguagem de programação Go é um projeto de código aberto, mantido pela Google, com intuito de tornar os programadores mais produtivos eproporcionar avanços no mercado de software. A Go é altamente legível primando pela simplicidade para tornar seus códigos concisos, limpos e eficientes. Possui ainda um mecanismo de concorrência que permite ao programador tirar um maior proveito de processadores com múltiplos núcleos e também facilita o uso de processamento em rede.
A forma como a linguagem é projetada facilita ainda a construção deprogramas flexíveis e modulares além de permitir a compilação do programa em linguagem de máquina mantendo recursos como o coletor de lixo e run-time reflection. É uma linguagem rápida, tipada estaticamente e compilada mas que se parece com linguagens de tipagem dinâmica e interpretadas.

2 HISTÓRICO

A Go começou a ser desenvolvida em 21 de setembro de 2007, por Robert Griesemer, Rob Pike e KenThompson, começaram esboçando a as necessidade e objetivos para criação de uma nova linguagem.
O projeto da Go se tornou oficial no segundo semestre de 2008 e tinha o intuito inicial de suprir uma necessidade da própria empresa (Google) que necessitava de uma linguagem de programação mais eficiente, que permitisse melhor aproveitamento do hardware e ao mesmo tempo simplificasse a vida de seusdesenvolvedores.
Em 2009 o projeto foi tornado público e distribuído em código aberto para que pessoas ao redor do mundo pudessem testar e desenvolver a linguagem, nessa época dois compiladores foram distribuídos gc e o gccgo.
Rapidamente a equipe ganhou o apoio de desenvolvedores ao redor do mundo e conseguiu ampliar suas bibliotecas com surgimento de novos pacotes desenvolvidos por terceiros.Durante um evento promovido pela empresa a equipe de desenvolvedores anunciou que a linguagem passou a ser suportada no serviço de computação em nuvem da Google (Google App Engine).

3 IMPORTÂNCIA

Ao longo dos anos os microprocessadores foram aprimorados exponencialmente e o custo envolvido na confecção dos microcomputadores caiu consideravelmente, entretanto, as linguagens de programação nãoacompanharam esse avanço e por esta razão muitas vezes deixam de utilizar os recursos que a computação atual lhes fornece.
Além disso, muitas linguagens perderam a simplicidade e tornaram-se demasiadamente complexas e muitas vezes ambíguas.
A Go tem como principal intuito simplificar a maneira como os programas são desenvolvidos hoje e aprimorar a forma como as linguagens de programação utilizamos recursos de hardware através de novos conceitos que deixam de lado recursos como herança entre classes e implementam novas formas de se trabalhar com interfaces.

4 PARADIGMA

A Go une recursos e vantagens do paradigma Orientado a Objetos e Imperativo, sacrificando os conceitos de herança entre classes em nome da performance e da simplicidade.
Oferece uma nova forma de obter os mesmos...
tracking img