Sociologia e Antropologia

Páginas: 7 (1620 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
Antropologia: Ciência da Alteridade

Prof.ª Maria José Gonçalves Rezende



A Antropologia é o estudo do homem enquanto ser biológico, social e cultural. Cada uma destas dimensões, por si só, são amplas e complexas. O conhecimento antropológico é organizado em áreas que indicam escolha privilegiada como a Antropologia Social que estuda aorganização social, política, parentesco e instituições sociais, a Antropologia Cultural que privilegia os sistemas simbólicos, religiões, comportamentos, etc. e a Arqueologia que dedica-se ao estudo dos grupos humanos já desaparecidos. A Antropologia pode utilizar termos como: Etnologia, Etnografia para distinguir diferentes análises e tradições acadêmicas.

Os antropólogos estudam a diversidade culturaldos povos, daí a idéia de alteridade.A Antropologia é conhecida como a “ciência da alteridade”, porque tem como objetivo o estudo do homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem. Assim, é imperativo o estudo das diferenças e o estudo do outro. Um dos principais fundamentos da alteridade é que o homem na sua vertente social tem relação de interação e interdependência do outro. Entender aalteridade é importante, pois possibilita uma visão mais ampla do mundo, liberta de preconceitos ou ideologias. É a alteridade que contribui para o reconhecimento de outras culturas e a necessidade de conviver com as diferenças.
Até os séculos XVIII e XIX, o homem era objeto privilegiado da Teologia e da Filosofia.
Com o advento das grandes transformações propostas pelas explicaçõescientíficas e, principalmente, pelos problemas oriundos da industrialização, da urbanização, da transferência massiva do homem do campo para as cidades e da expansão imperialista européia na Ásia e na África, cresce muito a credibilidade na ciência e sua observação sobre a natureza do homem. O ser humano torna-se, cada vez mais, presente nos estudos científicos que vão configurando novos campos do saber,surgindo as “ciências humanas” ou “Sociais”, voltadas para o conhecimento do homem em sua totalidade, deixando o campo das especulações e adentrando o pensamento organizado.É assim que surge a sociologia, a psicologia e a antropologia. A última mais tardia de todas está ligada ao pensamento evolucionista darwinista social e à necessidade de um planejamento social que garantisse o sucesso daeconomia industrial européia e sua expansão pelo mundo.

A palavra Antropologia deriva do grego anthropos que quer dizer homem ou humano e de logos que significa razão ou pensamento. De acordo com Mércio Pereira Gomes (2011)... a Antropologia toma o homem, isto é, o ser humano, no seu sentido integral de homem e mulher, de coletividade, mas também de espécie da natureza e de ser da cultura e da razão,como objeto de estudo.. Isso quer dizer que o homem pode ser objetivado, esquadrinhado, medido, calculado, dimensionado no tempo e no espaço, tal qual outros objetos científicos, como o cosmo (cosmologia ou astronomia), a terra (geologia) e os seres vivos (biologia).

Grande parte dos antropólogos brasileiros e do mundo afora, trabalha no entendimento de que são cientistas, definindo seu objetode muitas maneiras, por muitos ângulos, sempre no

-2-
empenho de contribuir para ampliar, renovar em alguns aspectos, consolidar em outros, o conhecimento sobre o homem. É nesse sentido que a Antropologia se coloca como a ciência do homem, ciência da alteridade, aquela que busca investigar o outro especialmente no que ele tem de diferente buscando compreender a diversidade humana. Enquantoa Sociologia procurou estudar a sociedade européia e descobrir as leis gerais que regulamentavam o comportamento humano e as transformações da sociedade, por meio de análises qualitativas e estudos estatísticos, a antropologia voltou sua atenção para o estudo dos povos colonizados da África, Ásia e América, através de um método mais empirista e qualitativo voltado para a descoberta das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia e Sociologia
  • Sociologia e antropologia
  • Antropologia e Sociologia
  • Sociologia e antropologia
  • Antropologia e sociologia
  • Antropologia e sociologia
  • Antropologia e Sociologia
  • Antropologia da Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!