A sociologia e seu objeto de estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIOLOGIA E SEU OBJETO DE ESTUDO

A Sociologia, através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da sociedade, analisando as relações históricas e culturais, criando conceitos e teorias a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.

A Sociologia deve possuir objetivos de manter relações que estabeleçam consciente ouinconscientemente, entre pessoas que vivem numa comunidade, num grupo social ou mesmo em grupos sociais diferentes, limites e padrões que procurem ampliar o espaço em que vivem para uma melhor organização.

Nos tempos de hoje, a sociologia não deve somente buscar compreender as ações e estruturas de uma sociedade, mas, como diria Harriet Martineau (1802-1876), esta deveria tornar-se parte da sociedade,de modo que a beneficie. Em outras palavras, os estudos e resultados da sociologia devem agregar diretamente com as atividades humanas, pois, se esta busca compreender a sociedade em si, deve também procurar um meio de melhorá-la e agir como uma ciência plena e prática.

É através destas premissas que procuraremos evidenciar uma síntese generalizada da objetividade de normas e técnicas,empreendidas por alguns pesquisadores do século passado, no estudo de métodos para tentar explicar os conceitos que abordam essa tão controvertida ciência. A idéia de se dedicar ao estudo da sociedade européia não era nova, mas tão pouco era uma ciência estabelecida. Vários filósofos e economistas inclinavam-se cada vez mais ao estudo dos fenômenos sociais como determinantes em suas pesquisas. Entretantofoi somente no século XIX que esta tendência se tornou reconhecida como uma condição para o Conhecimento. Auguste Comte criou o termo Sociologia para denominar o estudo da sociedade que dava ênfase aos fenômenos sociais, suas instituições e suas regras. Contudo, sua obra não era Sociologia, era mais uma ciência sociológica, feita de muita inspiração e pouco rigor metodológico. Foi somente nasegunda metade do século XIX, com Émile Durkheim, que a Sociologia realmente passou a existir, com objeto, método e objetivos claros e definidos, mesmo que de lá para cá estes tenham mudado bastante. Podemos dizer que se Durkheim não foi o “pai” da idéia, com certeza ele foi o “pai” da ciência. A Sociologia é uma área de interesse recente, mas foi a primeira ciência social a se institucionalizar.Antes, portanto, da Ciência Política e da Antropologia. Como já citamos anteriormente o termo Sociologia foi criado por Auguste Comte, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a História, a Psicologia e a Economia. Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, pois ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, sea pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social. Comte definiu duas vertentes principais: o estudo da ordem social e o estudo do progresso social. Com base nesse principio se estabeleceu critérios para o estudo do comportamento humano e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduona sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no seu interior.

O positivismo procurou oferecer uma orientação geral para a formação da sociologia ao estabelecer que ela deveria basicamente proceder em suas pesquisas com o mesmo estado de espírito que dirigia aastronomia ou a física rumo a suas descobertas. A sociologia deveria, tal como as demais ciências, dedicar-se à busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza. Comte considerava como um dos pontos altos de sua sociologia a reconciliação entre a “ordem” e o “progresso”, pregando a necessidade mútua destes dois elementos para a nova sociedade. Para ele, o equívoco dos conservadores ao...
tracking img