Cultura surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura surda
Há dois tipos de surdos:
Os Natissurdos ou pré-linguais: ficaram surdos antes de aprender a falar (tem muita dificuldade em aprender a falar);
E os Ensurdecidos ou pós-linguais: Ficaram surdos após terem adquirido a linguagem falada.
A perda auditiva se classifica em:
• Surdez leve: consegue distinguir a linguagem falada;
• Surdez média: consegue distinguir barulhos;
• Surdezprofunda: Não consegue perceber nem grandes ruídos.
Segundo a FENEIS – Federação Nacional de educação e integração dos Surdos, estima que entre 15% a 25% dos brasileiros (25 milhões) sejam portadores de surdez adquirida ou congênita. São inúmeras as causas que provocam a surdez. Uma delas é quando a gestante contrai rubéola. Casamentos consangüíneos também podem causar. Há outras: aplicação emexcesso de antibiótico em crianças; meningite, sífilis, um forte trauma emocional. Cinqüenta por cento dos casos, contudo, são de origem desconhecida. É certo que uma criança não nasce surda-muda, elas são surdas ou ouvintes. Todas nascem chorando, logo têm voz. As cordas vocais estão funcionando desde o nascimento. A criança vai crescendo, observando e procurando imitar tudo. Mas se não puderouvir os sons, ouvir a voz, como poderá imitá-los? Daí não falar, porque não exercitou a técnica da fala que uma criança ouvinte aprende automaticamente, sem esforço, no convívio de seus familiares.
A criança ouve o que acontece ao seu redor e vai construindo o seu próprio mundo, a sua personalidade de acordo com as experiências vividas. O surdo compartilha dessa apreensão de forma diferente doouvinte. A ausência da audição exige um trabalho especial para que exerça sua personalidade satisfatoriamente. A sua educação deve ser suprida através de ensinos especiais.
Quando um bebê nasce surdo, ele desenvolve as mesmas fases de linguagem que o bebê ouvinte: grito de satisfação, choro de fome, emite sons sem significados até mais ou menos seis meses de idade. Quando chega a fase de balbucio éque começa a ser diferenciado. As primeiras palavras não surgem, ele fica com a linguagem atrasada e limitada por falta de uma continuidade e de acesso aos conhecimentos e informações externas. Entretanto a criança surda também é inteligente. O desenvolvimento da linguagem não depende só da audição, mas da oportunidade de comunicar-se de forma adequada. Ela pode ter o mesmo aprendizado que umacriança ouvinte contanto que tenha acesso a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS o mais depressa possível. Assim, fica mais fácil questionar e esclarecer.
Com a LIBRAS, não se está negando a criança surda o direito de se interar na sociedade ouvinte, pelo contrário, usando LIBRAS como primeira língua, desde cedo ela assimilará o conteúdo desenvolvendo-se cognitivamente e emocionalmente. Este processofacilita a aprendizagem do português e oferece bases sólidas para a interação dos surdos na sociedade.
A língua de sinais é imprescindível para a transmissão e evolução da Cultura dos Surdos. Através do resultado natural desta forma de comunicação partilhada, eles criaram uma identidade e uma cultura.
A “literatura” contada na Língua de Sinais consiste em histórias, contos, lendas, fábulas,anedotas, poesias, peças de teatro, piadas, rituais e muito mais. Visto que ela reconta a experiência dos surdos, muitas dizem respeito, direta ou indiretamente, à opressão exercida pelas pessoas ouvintes sobre os portadores de surdez. Deste modo, a literatura de sinais é (num certo sentido) uma tradição “oral” e apenas pode ser registrada em filmes ou vídeos ou ser “traduzida” para a escrita.
Asinstituições mais importantes para o crescimento e desenvolvimento da cultura surda têm sido as escolas capacitadas e as numerosas associações e clubes de surdos existentes em todo o mundo, especialmente na Europa e Estados Unidos. Instituições de desportos para surdos, organizações políticas e religiosas também desempenharam e continuam a desempenhar um papel significativo na vida social e...
tracking img