A sociedade e os seus elementos carasteristicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Educação e Formação de Adultos – Tipo: C (91 F) – Data: 20/03/2013
Área de Competência: Sociedade, Tecnologia e Ciência

UFCD: Núcleo Gerador 7 – Saberes Fundamentais - Domínio de Referência 1: O Elemento



ATIVIDADE 1







A Sociedade e Seus Elementos Característicos

Muitos grupos sociais formaram-se pela necessidade ou pela vontade e razão humanas. Numavisão genérica do desenrolar da vida, do homem sobre a Terra, desde os tempos mais remotos até aos nossos dias, verificamos que, à medida que se desenvolveram os meios de controle e aproveitamento da natureza, com a descoberta, a invenção e o aperfeiçoamento de instrumentos de trabalho e de defesa, a sociedade simples foi-se tornando cada vez mais complexa. Grupos foram-se constituindo dentro dasociedade, para executar tarefas específicas, chegando-se a um pluralismo social extremamente complexo. A sociedade é composta por diversos indivíduos, cada um com características específicas, variáveis de acordo com a sua idade, sexo, escolaridade, etnia. Nesse contexto de diversidade sociocultural aplico princípios de tolerância e igualdade, considerando o conceito de "ação social" e exploro formas deintegração de indivíduos em situação de exclusão social por serem portadores de características específicas: idosos, toxicodependentes, indivíduos portadores de deficiência. Cada indivíduo possuí características específicas, um código genético que herda dos seus progenitores, metade pelo lado do pai e a outra metade pela mãe, e que se reflete nas diferenças de cada indivíduo, fazendo dele umapessoa única, com características únicas que se encontram nas amostras do seu ADN. Compreendo a utilização de análises ao ADN como forma de identificação de um indivíduo tais como análises de criminologia, determinação de paternidade, doenças genéticas. A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religiãoe outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar as suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer as suas próprias idiossincrasias (Mistura De Culturas). Noutras outras palavras, o todo vigente impõe-se às necessidades individuais. O denominado "status quo"deflagra natural e espontaneamente, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social, e o termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, emdiferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. Todas as raças,crenças, modos de vida, todos os tipos de cultura, todas as classes sociais, compõe a diversidade social.

Fala-se em desigualdade social quando, numa determinada sociedade, alguns grupos sociais se encontram em situações que se julgam mais vantajosas do que outras. No âmbito social e educacional, a diversidade cultural diz respeito a uma coexistência de várias etnias e culturas dentro deuma mesma comunidade, sociedade ou país.

As sociedades multiculturais ocidentais foram constituídas especialmente a partir do fim da Idade Média com o tráfico da escravatura, mas também com os fluxos de comércio que levavam à deslocação de bens e pessoas. Mais tarde, a procura de riqueza provocou os fenómenos de colonização, o que levou a que muitas pessoas procurassem, sobretudo no...
tracking img