A sociedade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO SOCIOLOGIA

A SOCIEDADE HUMANA

Em todos os momentos de um dia nós convivemos com outras pessoas. Seja em qualquer local em situações diferentes sempre estamos nos relacionando com seres humanos, até mesmo no simples ato de escovar os dentes. Você nuca está inteiramente só. Vivemos em sociedade, participando de grupos sociais e convivemos com muitas pessoas. Somos “ um ser social”.SOMOS TODOS SERES SOCIAS

Desde a suas origens homo sapiens, ou homo sapiens moderno, se constitui por meio de grupos. Assim como os animais, os primeiros seres humanos só conseguiram sobreviver porque contaram com a solidariedade do grupo que pertenciam.

Essa dependência ao grupo teve início, desde os primeiros seres humanos até hoje. Uma das características é a comunicação humana, deforma a transmitir ideias, sentimentos, vontade, interesses, emoções; essa capacidade evoluiu, passando de gestos e sinais à articulação de sons, ao desenvolvimento da linguagem, manifestações artísticas, e a escrita.

Na atualidade temos formas de comunição como internet por exemplo,no entanto a mais remota, como a linguagem, ainda continuam em vigor.

A tendência do ser humano a viver em grupoé comprovando positivamente pela experiência empírica, cotidiana. Seja na escola, na família ou no país, fazemos parte de um conjunto mais amplo de pessoas, de um grupo social, ligando a um conjunto ainda maior, a sociedade em que vivemos. Existem outras formas de comprovar a necessidade da vida em grupo para o desenvolvimento do ser humano. A existência de crianças que vivem entre animais e emsituação de isolamento de indivíduos de outras espécies humana.

UM CASO INTRIGANTE

O caso de um menino cerca de 12 anos, na qual provavelmente abandonado na floresta aos 4 ou 5 anos de idade, que provocou discussões principalmente na França. Após sua captura verificou-se que “Victor”, não pronunciava palavras e não entendia nada o que lhe falavam. Rejeitava roupas e uso de cama, preferiadormir no chão. Locomovia-se como animais quadrúpedes.

COMO NOS TORNAMOS HUMANOS?

Victor tornou-se um dos casos mais conhecidos de seres humanos criados em condições de liberdade em ambiente selvagem.Alguns médicos afirmavam que ele sofria de idiotia. Segundo eles teria sido em razão pelo qual os pais o haviam abandonado.

Um psiquiatra não concordava com a opinião dos colegas. Quais asconsequências da privação do convívio social e da ausência absoluta de educação de um adolescente que viveu, separado de indivíduos de sua espécie? Itard o psiquiatra, acreditava que o abandono e afastamento da sociedade explicavam o comportamento diferente no menino. Discordava do diagnóstico de deficiência mental.

Itard trabalhou diretamente na educação do menino e suas experiências foramregistradas em um livro; no livro,Itard descreve as etapas de sua educação: sentar-se à mesa, de se servir da quantidade necessária de água para beber e demais.

Cinco anos mais tarde, os resultados pareciam confirmar a tese de Itard, onde era apenas o resultado de uma vida afastada da sociedade.

Itard formulou a hipótese de que a maior parte das deficiências intelectuais e sociais não é inata, mastem sua origem na falta de socialização do indivíduo considerado deficiente e na ausência de comunicação com seus semelhantes, especialmente de comunicação verbal.

Aproximando-se de uma visão sociológica, concluiu que o isolamento social prejudica a sociabilidade do indivíduo.

Kamala e os lobos

Outro caso, para demonstrar que o ser humano e um animal social, e que precisa viver emsociedade para se tornar verdadeiramente um ser humano.

Xavier Telles descreve o caso de duas meninas que viveram entre lobos numa caverna da índia. Descoberta de 1921 que passou a ser chamada de Kamala, tinha 8 anos e a outra Amala 4 anos. Confiadas a um asilo, foram observadas por estudiosos. A mais jovem na resistiu aos novos hábitos e logo morreu. Kamala, ainda viveu oito anos.

Apresentavam...
tracking img