A sociedade francesa no antigo regime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociedade Francesa no Antigo Regime

Com cerca de 24 milhões de habitantes, a França do final do século XVIII era o país mais populoso da Europa e também um dos mais injustos.
Predominava naFrança o Antigo Regime, uma sociedade em que o clero e a nobreza tinham enormes privilégios e o rei apresentava-se como representante de Deus na terra (absolutismo de direito divino).
Naquela época, asociedade Francesa estava dividida em três Estados:

O Primeiro Estado - Formado pelo clero, que se dividia em alto e baixo clero. O Alto clero era composto por bispos, cardeais e por abades,possuidores de grande número de privilégios sociais. O Baixo clero era composto por padres e por vigários economicamente pobres.

O Segundo Estado – Formado pelos nobres que se dividia em três grupos:nobreza cortesã (vivia nos palácios do rei, recebendo pensões da realeza), nobreza provincial (vivia nos campos, às custas dos rendimentos agrícolas de sua terra) e nobreza de toga (formada por burguesesque compravam títulos honoríficos e cargos políticos).

O Terceiro Estado – formados pela grande massa camponesa e pela burguesia. Na grande massa camponesa, encontramos servos, presos àsobrigações feudais, e trabalhadores livres. Na burguesia encontramos pelo menos três grupos distintos (grande, média e pequena burguesia).
A grande burguesia era composta por banqueiros, poderosos empresáriose comerciantes.
A média burguesia era composta por profissionais liberais, como médicos, advogados, professores e médios comerciantes.
A pequena burguesia era composta por artesãos, pequenoscomerciantes e sans-culottes (camada social urbana, de aproximadamente 200 mil pessoas, formada por artesãos, proletários e aprendizes de ofícios.
O rei, os outros nobres e o clero possuíam terras, poder eprivilégios, como o de não pagar impostos. Já o Terceiro Estado pagava todos os impostos e sustentava, com seu trabalho, o Primeiro e o Segundo Estados; isso gerava frequentes impostos.

Na...
tracking img