Faz tempo - magdacastro

5127 palavras 21 páginas
A ESCRITA DE UMA REVOLUÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE ALÉXIS DE TOCQUEVILLE E JULES MICHELET

ELISA ROUBERT LAGE DOS ANJOS E JULIANA WERNECK MACHADO *

INTRODUÇÃO “A Historiografia é: 1) uma filosofia ou metodologia aplicada da História: modos de fazer, concepções sobre o fazer, exemplificados; 2) o conjunto das obras históricas produzidas numa época ou num país; 3) o estudo sistemático de um historiador, escola de historiadores ou época (ou local) da produção histórica, buscando estabelecer padrões de explicação ou compreensão” (CARDOSO, 2005: 115)

A Historiografia é a arte de escrever a história, é a escrita histórica. Ao longo dos anos, a historiografia sofreu diversas modificações e descobertas. A partir do século XIX, mais especificamente na França, a escrita histórica teve um novo impulso: a “descoberta do novo”. Em meio ao domínio de uma escrita positivista, a história tentava fundamentar bases para ser uma disciplina, em meio a tantas “lutas” para ser reconhecida. A partir do século XIX ganhou uma nova postura metodológica: como um problema social, os vínculos de classe. Weber citou que não existia uma verdade absoluta: a produção histórica possuía diversas verdades, as quais eram diferenciadas pela visão de mundo, pela visão sobre a história, uma espécie de ângulo de estudo. No século XX, surgiu a Revista dos Annales que "revolucionou" a historiografia, não só a francesa, mais principalmente ela. Com os Annales, deu-se lugar a perspectivas culturais, politicas, sociológicas, econômicas: surge uma perspectiva para o estudo das mentalidades. Anos depois, nasce a micro história e assim sucessivamente. Ela abriu as portas para novas formas de se escrever história. A partir de Weber e Marx, o historiador já possui certo subjetivismo na escrita, já possui uma visão diferente, a verdade já não era total e sim parcial.

*

Elisa Roubert Lage dos Anjos é licenciada em História pela Universidade Católica de Petrópolis e pósgraduanda em História Contemporânea pela

Relacionados