A sociedade eo individo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 1
OS CONCEITOS DE INDIVÍDUO E SOCIEDADE PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS
As Ciências Sociais compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, daSociologia e da Ciência Política.
A SOCIOLOGIA
A Sociologia tem como objeto de estudo a sociedade, com ênfase nas suas diferentes formas de organização, bem como nosprocessos que interligam os indivíduos em grupos e instituições.
A ANTROPOLOGIA
O olhar antropológico privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crençase valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. Sua abordagem possui um caráter integrativo, cujo propósito é não “parcelar o homem”.
A CIÊNCIA POLÍTICA
NaCiência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.
As relações entreindivíduo e sociedade
“O homem faz a sociedade, ou a sociedade faz o homem?”
(Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, pg. 19).

“Sem dúvida temos consciência, aomesmo tempo, de que esse abismo entre os indivíduos e a sociedade não existe na realidade. Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduohumano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros.”
(Elias, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos, pg. 67).

O ofício de sociólogo”: objeto emétodo das Ciências Sociais.
Ao observar os fenômenos sociais somos levados a nos confrontar com nossas próprias posições, nossos valores, nossa visão de mundo, queinterferem na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo.
tracking img