Governo paralelo pcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DO PCC

Primeiro Comando da Capital (PCC) é uma organização criminosa paulistana, criada com o objetivo manifesto de "defender" os direitos de pessoas encarceradas no país. Surgiu no início da década de 1990[->0] no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté[->1], local que acolhia prisioneiros transferidos por serem considerados de alta periculosidade pelas autoridades.
Hoje aorganização é comandada por presos e foragidos principalmente no estado de São Paulo[->2]. Vários ex-líderes estão presos (como o criminoso Marcos Willians Herbas Camacho[->3], vulgo Marcola, que atualmente cumpre sentença de 44 anos, principalmente por assalto a bancos, no presídio de segurança máxima de Presidente Venceslau II e ainda tem respeito e poder na facção). O PCC conta com váriosintegrantes, que financiam ações ilegais em São Paulo[->4] e em outros estados do país.

O PCC foi criado a cerca de 18 anos, e surgiu como uma organização para proteger o preso, principalmente depois do fático 2 de outubro de 1992, quando no complexo presídiário Carandiru, foram assassinados 111 presos. Assim, o Partido surge para o preso como uma forma de se proteger, tanto do Estado quanto deoutros presos, ou de gangues rivais. A revista Caros Amigos lançou este mês a primeira edição especial sobre a história do PCC, e é impressionante como essa facção é organizada, havendo até mesmo Estatuto, onde todos os integrantes devem cumprir sob pena de morte. Além disso, a reportagem traz um dado interessante, a partir da criação do PCC, e de toda sua estruturação, as mortes nos presídiosdiminuiram significativamente, sendo que, um dos pontos do estatuto proibe os presos de matar outros presos, a não ser que o Partido autorize.
Essa informação, além de ser interessante, é aberta a outras considerações. Mostra como o Estado não protege seu cidadão, e muito menos dá alternativas para ele se ressocializar, muito pelo contrário, depois de cair ou sair da sociedade organizada com toda a suaordem, é praticamente impossível voltar, assim surge organizações como o PCC que traz alternativas para estas pessoas. Além é claro da lavagem cerebral que é feita, onde torna o preso um fiel fanático, capaz de tudo pela perpetuação do Partido. Assim o Primeiro Comando da Capital surge como movimento que traz uma nova organização social entre os presos, dando a eles proteção, emprego, e muitasvezes ajudas financeiras. Devido a isso que a cada dia, mais jovens das periferias aumentam o contingente da organização, pois são estes que menos têm ajuda e respaldo do Estado, e enxergam no PCC, um futuro que a sociedade organizada não é capaz de oferecer.
Durante um grande período, o sistema penitenciário do país foi inchando, as cadeias cada vez mais parecidadas com masmorras de castelosmedievais, os presos em condições sub-humanas, a população pobre sem nenhuma perspectiva de vida, à mercê de propostas tentadoras do crime organizado, que é fato, aumentou consideravelmente nesses anos. Pergunto: como fica a mentalidade de uma criança que mora na favela, que ao sair de seu barraco, vê na sua frente o alto muro da Daslu, onde as socialites estão gastando 5 mil reais para comprar umacarteira de couro de canguru, enquanto sua mãe pede esmola na rua, não sabe quem é seu pai, e precisa ajudar no sustento da família desde criança. Até que chega um traficante oferecendo muito dinheiro para “simplesmente” levar um pacote até determinado lugar. Qual escolha ele vai fazer? Quem vai dizer pra ele que aquilo é errado? Sua mãe, que dificilmente fica em casa, pois precisa trabalhar 16 horaspor dia, para tirar o sustento dos filhos? Sua professora, que sai de casa de madrugada, pega 3 conduções para chegar a escola, que não tem carteiras, livros, giz, e que no final do mês, seu salário mal dá para sobreviver? São esses e tantos outros fatores que tornam o PCC e tantos outros como CV no Rio de Janeiro, uma opção, uma saída de uma vida miserável.
As rebeliões ocorreram, os...
tracking img