A sociedade de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociedade de Consumo
Jean baudrillard, na sua obra “A Sociedade de Consumo” analisa as caracteristicas das sociedades de consumo que emergem nos anos 60, onde são focadas as sociedades ocidentais e a sociedade dos Estados Unidos da América.
A questão é o consumo dos objectos e a existência de um elevado consumo proveniente da reprodução sucessiva desses objectos, serviços e bens materiaisque são colocados no mercado como sendo indispensáveis à especie humana, o homem nos dias de hoje e
ncontra-se cercado por esses objectos, esta situação tranformou as relações sociais, o homem de antigamente encontrava-se cercado por outros homens o que já não acontece. Baudrillard, refere que,” vivemos o tempo dos objectos e a nossa existência, segundo o seu ritmo e a sua conformidade, com asua sucessão permanente. As civilizações do passado viviam uma relação com os objectos ,estes sobreviviam ás gerações,enquanto quenos dias de hoje somos nós que vemos esses objectos a serem ,produzidos a nascerem e a morrerem.”
A comunicação social incentiva a um consumismo desregrado desses objectos, que se encontram em constante transformação/renovação, tarefa esta que pertence aos meiosde produção que recorrem a transformações tecnologicas constantes , encontrando-se estes objectos num curto espaço de tempo, ultrapassados.
Jean Baudrillard cita que “Estes objectos não constituem nem uma flora nem uma fauna…sugerem a impressão de uma vegetação proliferante e de selva em que o novo homem selvagem dos tempos modernos tem dificuldade em reencontrar os reflexos da civilização.”O apelo á reflexão do homen moderno, devido à oferta excessiva e á grande abundância, isto tudo porque em qualquer lado que passamos observamos montras repletas de vestuário de alimentos, electrodomesticos e de tudo o que pode existir, induzindo qualquer individuo a tentações directas do consumismo. Os centro comerciais,são locais onde o consumo é cada vez mais diversificado e que invadem avida das pessoas em que este tipo de oferta ao consumidor existe numa organização em panóplia, virado para um dinamismo comercial e um sentido de estéctica, onde a beleza será uma condição para a felicidade de viver, onde reina o perfeccionismo, articulado com a temperatura agradavel eo ambiente, estes espaços produzem e reproduzem as “actividades comerciais”.
A caracterização da sociedade deconsumo é a generalização do fait divers na comunicação de massas que não nos oferecem a realidade, mas a” vertigem” da realidade como refere o autor que a relação do consumidor no mundo real, desde a politica , a história e até a cultura não fazem parte do interesse , apenas curiosidade. Esta caracteritica da sociedade do consumo cujo interesse é satisfazer a curiosidade e o desconhecimento,comportamento este universalista emergente no sistema de práticas corrente nas comunicações de massas, onde o lugar de (definição)consumo é a vida diária que é qualificada como um processo de explicação.
A teoria do consumo assenta numa ideologia igualitaria do bem estar onde o homen é propenso à busca da felicidade. todo o debate em torno das necessidades baseia-se numa tendência natural onde oser humano sente felicidade, felicidade esta constituinte de uma alusão totalitária nas sociedades de consumo que funciona como salvação.
O ser humano, aspira constantemente a aquisição de objectos que o
satisfaçam, quando os adquirem são invadidos por um sentimento a que chamam felicidade. A noção de felicidade nos individuos não foi determinada por uma tendência individual ela advêm-lheatravés de condições sócio históricos,no qual o mito da felicidade se encontra fixado nas sociedades modernas, este acontecimento verifica-se desde o século XIX, ou seja desde a revolução industrial, que passa a existir uma grande propenção para a busca da igualdade e de felicidade,onde o conforto é primordial, e que, Toqueville, refere como “tendência das sociedades democráticas para a...
tracking img