A sociedade de consumo e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade de consumo e o Meio Ambiente
Compartilhe

O Meio Ambiente em que vivemos é uma manifestação da constante transformação, da natureza e da sociedade humana.
Nós com nosso egoísmo, nossa ambição desenfreada, nosso consumismo sem limite, na busca constante de suprirmos nossos desejos econômico, buscando sempre viver de aparência e isto fazendo às custas de derrubadas de árvores,queimadas, extinção de espécies, poluição do ar, do solo e da água, não importando ao menos se todo este descaso com o planeta vai valer mesmo a pena, pois para que todo este lucro, esta aparência de ser o melhor, de ter a melhor casa e o melhor carro a melhor conta bancária, sendo que não terá como aproveitar, já que o planeta já reclama e está a beira de um colapso total. E para que tanto se geraçõesfuturas também não aproveitará esta fortuna.
Este descaso já vem de longe, o meio ambiente está sofrendo profundas alterações, às vezes são rastro de destruição jamais recuperados, ou seja perdidas, pondo em perigo a sua própria existência, pois através desta destruição é que pode esta algum tipo de cura jamais conhecidos.
O ritmo consumista está trazendo problemas seríssimos, insustentáveis,não se pode nem medir o valor da perda só assistindo o planeta responder de forma dramática.

Os cenários como shoppings, arranhas-céus, indústrias, são considerados normais, os valores relacionados com a natureza não tem valor, na verdade é tratada como empecilho ao progresso.
Estas construções levam a várias complicações, pois muitas delas são feitas sem medir o impacto que podem causar. Ruas,quando chove, ficam inundadas. Carros parece que têm mais que gente, um trânsito louco, poluição constante.

Os recursos ecológicos são elementos do meio ambiente necessários à vida, mas são tratados com desprezo e muito abuso. Os alimentos fornecidos pelas plantas e animais, água e ar são muito importantes à sobrevivência de qualquer ser vivo. Já o aço e petróleo, por quê tanto apreço?
Éfreqüente o prejuízo ambiental, por causa deste descaso, não havendo fronteiras que impeçam os poluentes de cruzarem, afetando todo tipo de vida.

Cada componente do meio ambiente mantém uma relação com os demais elementos. Assim, o clima, o relevo, os rios, a vegetação, os solos e os demais seres vivos interagem entre si, e qualquer mudança em apenas um desses componentes afetará o conjunto do todo,podendo ser adversas à própria vida.
Hoje a vida tornou mais justa para as mulheres e mais injusta para a natureza, mas da mesma forma que elas lutaram e lutam por um tratamento mais digno, a natureza também vem reclamando e respondendo as agressões sofridas, através de várias manifestações, ocasionado por causa da poluição que o homem produz. Talvez você, ele, eu ainda não tenhamos nosconscientizados de verdade do que estamos provocando, da força da natureza. Preocupações com o meio ambiente devem ser vista com mais seriedade, através de vários segmentos seja social, político e econômico, soluções devem ser aplicadas.
O aumento populacional sem controle também é um fator de risco ao meio ambiente, de grande importância. Crescimento drástico, pois onde encontrar espaço num contextofinito, ocorrendo assim o aumento da pobreza, desemprego, pressionando ainda mais os recursos ambientais. A pobreza polui o meio ambiente, pois para sobreviverem muitas vezes destróem seu próprio meio ambiente. Com a pobreza surge moradias irregulares, baixa escolaridade, desigualdade, falta de saneamento, ficando as pessoas pobres reféns do assistencialismo e de políticos corruptos. E pobreza, comcerteza, atrai mas pobreza.
A falta de qualificação profissional e a falta de oportunidade no mercado de trabalho em alguns casos levam à criminalidade, através da depredação do patrimônio público pelo furto de fios de telecomunicações/energia, tampas de bueiros, sistemas eletrônicos de telefonia, mascarando a reciclagem que é encarada de maneira distorcida como uma forma fácil e ilegal de...
tracking img