Publicidade e meio ambiente - a sociedade de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE DE CONSUMO

Jacqueline Sandra Nogueira Pereira
3º Período Publicidade e Propaganda – Faculdade Martha Falcão
Publicidade e Meio Ambiente – Prof. Johanes Gonçalves

A abundância dos bens de consumo é considerada, frequentemente, um símbolo do sucesso das economias capitalistas modernas, esta abundância passou a receber uma conotação negativa, sendo objeto de críticas queconsideram o consumismo um dos principais problemas das sociedades industriais modernas. Os bens, em todas as culturas, funcionam como manifestação concreta dos valores e da posição social de seus usuários. Na atividade de consumo se desenvolvem as identidades sociais e sentimos que pertencemos a um grupo que envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividadeneutra, individual e despolitizada. Ao contrário, trata-se de uma atividade que envolve a tomada de decisões políticas e morais praticamente todos os dias. Quando consumimos, de certa forma manifestamos a forma como vemos o mundo. Há, portanto, uma conexão entre valores éticos, escolhas políticas, visões sobre a natureza e comportamentos relacionados às atividades de consumo.
Palavras Chave: Sociedade,Consumo, Sustentabilidade.

Com a expansão da sociedade, o consumo se transformou em uma compulsão e um vício, estimulados pelas forças do mercado, da moda e da propaganda. A sociedade de consumo produz carências e desejos incessantemente. Os indivíduos passam a ser reconhecidos, avaliados e julgados por aquilo que consomem aquilo, que vestem ou calçam, pelo carro e pelo telefone celular queexibem em público. O próprio indivíduo passa a se auto avaliar pelo que tem e pelo que consome. Mas é muito difícil estabelecer o limite entre consumo e consumismo, pois a definição de necessidades básicas está intimamente ligada às características culturais da sociedade e do grupo a que pertencemos.
Em suas atividades de consumo, os indivíduos acabam agindo centrados em si mesmos, sem sepreocupar com as consequências de suas escolhas. O cidadão é reduzido ao papel de consumidor, sendo cobrado por uma espécie de “obrigação moral e cívica de consumir”. O consumo é o lugar onde os conflitos entre as classes, originados pela participação desigual na estrutura produtiva, ganham continuidade, através da desigualdade na distribuição e apropriação dos bens. Assim, consumir é participar de umcenário de disputas pelo que a sociedade produz e pelos modos de usá-lo.

Definitivamente foi-se o tempo em que consumir era algo despretensioso e que os desejos, por mais supérfluos que fossem, deveriam ser atendidos a qualquer preço. Hoje, a humanidade sente na pele as consequências de centenas de anos de consumo desenfreado e irresponsável, na forma de aquecimento global, poluição de águas,extinção de animais e outros desastres ecológicos.
Cresce em nível mundial o número de pessoas e empresas que se sentem responsáveis pela atual crise ambiental e que, de alguma forma, estão dispostas a mudar seus padrões de consumo e exigem cada vez mais das empresas práticas efetivas de responsabilidade socioambiental.
A humanidade já consome mais recursos naturais do que a capacidade de renovaçãoda Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação já é refletida, por exemplo, no acesso irregular à água de boa qualidade em várias partes do mundo e na poluição dos grandes centros urbanos.
O Consumo Consciente
Não é preciso dizerque esta situação pode dificultar a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em nos mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o...
tracking img