A saude do professor

Páginas: 2 (491 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Antropólogo, ensaísta, romancista e político, Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, MG, em 1922. É autor de, entre outros, O processo civilizatório (1968), Os índios e a civilização (1970), Maíra(1976), O mulo (1981), Utopia selvagem (1982) e Migo (1988). Darcy se propôs a escrever esse livro na tentativa de responder a pergunta: por que o Brasil não deu certo? Mas viu logo, porém que essa erauma tarefa impossível, pois só havia o testemunho dos conquistadores. E, sobretudo porque nos faltava uma teoria crítica que tornasse explicável o mundo ibérico de que saímos mesclados com índios enegros. Então, buscou a tarefa de produzir seus Estudos de antropologia da civilização, que pretendem ser essa teoria.
Mas Darcy continuou trabalhando sempre no seu texto sobre o Brasil e osbrasileiros, explorando tanto as fontes bibliográficas disponíveis como as amplas oportunidades que ele teve de observação direta de todos os tipos de gentes do Brasil. Para tanto, buscou reconstituir ecompreender em toda sua complexidade a formação do povo brasileiro nesse livro. No primeiro capitulo o autor aborda “O novo mundo e as matrizes étnicas” através da Ilha Brasil, Matriz Tupi e aLusitanidade.
De acordo com o autor, a Ilha Brasil era formada por índios de fala tupi, bons guerreiros que se instalaram dominadores, na imensidade da área, tanto à beira-mar, ao longo de toda a costaatlântica e pelo Amazonas acima, como subindo pelos rios principais, como o Paraguai, o Guaporé, o Tapajós, até suas nascentes. Talvez, com uns séculos a mais de liberdade e autonomia, esses índiosse sobrepusessem aos outros os uniformizando culturalmente e desencadeando assim um processo oposto ao de expansão por diferenciação, mas o que na prática ocorreu como se sabe, foi à introdução de umprotagonista novo, o europeu. A princípio os europeus formavam um grupo pequeno mas muito agressivos e destrutivos para a população indígena. Daí surgiu um conflito que se deu em todos os níveis:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde mental do professor
  • A saúde vocal do professor
  • A saúde mental do professor
  • CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES
  • Saúde vocal dos professores
  • AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E INTERFERÊNCIA NA SAÚDE DO PROFESSOR
  • SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR: estresse
  • SAÚDE VOCAL DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!