A santidade da igreja

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
A SANTIDADE DA IGREJA DE CRISTO
TEXTO: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela [...] para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.25-27)
INTRODUÇÃO
Bem, até aqui já falamos sobre a natureza, a missão e a unidade da igreja de Cristo. Hoje falaremos sobre sua santidade. A igreja de JesusCristo é chamada para ser santa. Uma vez que Deus é santo, ele espera que sua igreja também o seja. “Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento” advertiu o apóstolo Pedro (1 Pd 1.15). A santidade é uma característica importante da igreja de Jesus Cristo e deve ser melhor compreendida pelos cristãos. Para tanto, veremos, a partir de agora, três aspectosda santificação, à luz de Ef 5.25-27. Vejamos.
1. O FUNDAMENTO DA SANTIFICAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO
De acordo com o apóstolo Paulo a santificação da igreja está fundamenta em um firme e sólido tripé formado pelo amor, pelo sacrifício e pelo caráter de Cristo. Vamos tratá-las separadamente. Em primeiro lugar, a santificação está fundamentada no amor de Cristo. “Cristo amou a igreja” (v.25b).Por amá-la ele deseja purificá-la, santificá-la. Ele não suporta vê-la com suas vestes manchadas pelo pecado. Ele a ama! A lição que fica para nós é a seguinte: Deus nos ama do jeito que somos e da maneira que nos achegamos a ele, com todos os nossos pecados e falhas de caráter; mas ele nos ama de mais para permitir que continuemos assim; Ele deseja nos transformar e nos santificar. Em segundolugar, a santificação também está fundamentada no sacrifício de Cristo. O apóstolo afirma que além de amar a igreja, Cristo “se entregou por ela” (v.25c).
Não somos capazes de nos santificar, por nós mesmos. Somente o poder do sacrifício de Jesus é capaz de nos santificar (I J 2.1-2). O seu sangue nos purifica de todo o pecado (I J 1.7). A cruz de Jesus nos capacita hoje a viver uma vida desantidade, pois seu sacrifício nos libertou do poder do pecado. Por último, a santificação está fundamentada no caráter de Cristo. Ele se entregou por ela “para santificá-la” (v.26). Por quê? A razão é uma só: porque ele é santo. Pedro relembrou os cristãos deste fato evocando as palavras do Senhor no Antigo Testamento: “Sede santos porque eu sou santo” (1 Pd 1.16). Sendo assim, a santificação da igrejaestá fundamentada no amor, no sacrifico e no caráter de Jesus Cristo.
2. O PROCESSO DA SANTIFICAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO
A santificação é um processo que se inicia com a conversão e que se conclui na glorificação. O apóstolo deixa isso bem claro quando expressa a santificação como uma obra concluída: “tendo-a purificado” (v.26); e ao mesmo tempo inacabada, que será completa apenas nofuturo: “para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa” (v.27). A igreja já é santa, mas ainda não completamente. Por causa do pecado que ainda permanece em nosso coração, embora tendo-nos tornado cristãos, nossa santificação nunca se completará nesta vida. Esta é a tensão entre o “já” e o “ainda não”. Já fomos libertos do poder do pecado sobre nós, mas ainda não de sua presença. Ainda somospecadores. Já somos santos, mas não plenamente.

O pastor John Newton, compositor do conhecido hino “Maravilhosa graça”, foi por muito tempo traficante de escravos antes de sua conversão. Ele expressa muito bem esta tensão entre o já e o ainda não; ele dizia: “Não sou o que devo ser, não sou o que quero ser, não sou o que um dia espero ser; mas graças a Deus não sou o que fui antes, e é pela graçade Deus que sou o que sou”. A santificação é processo gradual e progressivo e não estático. Isso significa dizer que não podemos usá-la como desculpa para uma vida imoral e descompromissada com o que é correto. Lembre-se: sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12. 14). Como anda sua vida? Seu namoro? Sua obediência aos mandamentos do Senhor? Seu casamento? Você tem progredido no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santidade
  • Santidade
  • santidade
  • Santidade
  • santidade
  • Santidade
  • Santidade
  • SANTIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!