A santidade da igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SANTIDADE DA IGREJA DE CRISTO
TEXTO: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela [...] para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.25-27)
INTRODUÇÃO
Bem, até aqui já falamos sobre a natureza, a missão e a unidade da igreja de Cristo. Hoje falaremos sobre sua santidade. A igreja de JesusCristo é chamada para ser santa. Uma vez que Deus é santo, ele espera que sua igreja também o seja. “Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento” advertiu o apóstolo Pedro (1 Pd 1.15). A santidade é uma característica importante da igreja de Jesus Cristo e deve ser melhor compreendida pelos cristãos. Para tanto, veremos, a partir de agora, três aspectosda santificação, à luz de Ef 5.25-27. Vejamos.
1. O FUNDAMENTO DA SANTIFICAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO
De acordo com o apóstolo Paulo a santificação da igreja está fundamenta em um firme e sólido tripé formado pelo amor, pelo sacrifício e pelo caráter de Cristo. Vamos tratá-las separadamente. Em primeiro lugar, a santificação está fundamentada no amor de Cristo. “Cristo amou a igreja” (v.25b).Por amá-la ele deseja purificá-la, santificá-la. Ele não suporta vê-la com suas vestes manchadas pelo pecado. Ele a ama! A lição que fica para nós é a seguinte: Deus nos ama do jeito que somos e da maneira que nos achegamos a ele, com todos os nossos pecados e falhas de caráter; mas ele nos ama de mais para permitir que continuemos assim; Ele deseja nos transformar e nos santificar. Em segundolugar, a santificação também está fundamentada no sacrifício de Cristo. O apóstolo afirma que além de amar a igreja, Cristo “se entregou por ela” (v.25c).
Não somos capazes de nos santificar, por nós mesmos. Somente o poder do sacrifício de Jesus é capaz de nos santificar (I J 2.1-2). O seu sangue nos purifica de todo o pecado (I J 1.7). A cruz de Jesus nos capacita hoje a viver uma vida desantidade, pois seu sacrifício nos libertou do poder do pecado. Por último, a santificação está fundamentada no caráter de Cristo. Ele se entregou por ela “para santificá-la” (v.26). Por quê? A razão é uma só: porque ele é santo. Pedro relembrou os cristãos deste fato evocando as palavras do Senhor no Antigo Testamento: “Sede santos porque eu sou santo” (1 Pd 1.16). Sendo assim, a santificação da igrejaestá fundamentada no amor, no sacrifico e no caráter de Jesus Cristo.
2. O PROCESSO DA SANTIFICAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO
A santificação é um processo que se inicia com a conversão e que se conclui na glorificação. O apóstolo deixa isso bem claro quando expressa a santificação como uma obra concluída: “tendo-a purificado” (v.26); e ao mesmo tempo inacabada, que será completa apenas nofuturo: “para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa” (v.27). A igreja já é santa, mas ainda não completamente. Por causa do pecado que ainda permanece em nosso coração, embora tendo-nos tornado cristãos, nossa santificação nunca se completará nesta vida. Esta é a tensão entre o “já” e o “ainda não”. Já fomos libertos do poder do pecado sobre nós, mas ainda não de sua presença. Ainda somospecadores. Já somos santos, mas não plenamente.

O pastor John Newton, compositor do conhecido hino “Maravilhosa graça”, foi por muito tempo traficante de escravos antes de sua conversão. Ele expressa muito bem esta tensão entre o já e o ainda não; ele dizia: “Não sou o que devo ser, não sou o que quero ser, não sou o que um dia espero ser; mas graças a Deus não sou o que fui antes, e é pela graçade Deus que sou o que sou”. A santificação é processo gradual e progressivo e não estático. Isso significa dizer que não podemos usá-la como desculpa para uma vida imoral e descompromissada com o que é correto. Lembre-se: sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12. 14). Como anda sua vida? Seu namoro? Sua obediência aos mandamentos do Senhor? Seu casamento? Você tem progredido no processo de...
tracking img