Hist Ria III O Disc Pulo E Jo O Wesley

3306 palavras 14 páginas
Seminário Teológico Betel
História Eclesiástica III - Noturno
Prof. Alexandre Gonçalves
O Discipulado e João Wesley

Anthídio de Oliveira da Silva

Rio de Janeiro – 2015
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir propõe-se a apresentar um resumo do texto “O Discipulado e João Wesley” e a discutir de maneira breve os conceitos destacados em seguida concluindo com uma breve critica sobre o texto e aplicabilidade pessoal e ministerial.

2. RESUMO EM TÓPICOS
Talvez a maior fraqueza da Igreja Cristã contemporânea seja a de que milhões de supostos membros não estão realmente envolvidos e, o que é pior, não acham estranho esse fato. Assim que reconhecermos as intenções de Cristo para fazer de sua Igreja uma companhia militante, entenderemos de uma vez por todas que os arranjos convencionais não são suficientes. Wesley ofereceu uma nova estrutura do ministério, que estenderia o impacto do Despertamento do século XVIII por meio da disciplina dos novos convertidos. A grande lição oferecida por Wesley era bastante simples; a Igreja não muda o mundo quando gera convertidos, mas quando gera discípulos.
Aos seis anos o garoto preso em um quarto de sua casa que se consumia em chamas foi salvo, segundos antes de o teto desabar, por dois vizinhos. Posteriormente ele iria se referir a si mesmo usando as palavras de Zacarias 3.2 “Um tição tirado do fogo”. Podemos dizer que Deus o poupou para salvar a Inglaterra – tanto sua Igreja ali quanto o país.
A Inglaterra estava em um estado de rebelião moral e intelectual contra o cristianismo. Embora as defesas públicas da fé feitas por cristãos como Joseph Butler tenham retardado um pouco esse processo. George Berkley, o bispo de Cloyne, acrescentou que a iniquidade dominava a sociedade inglesa. A. Skevington Wood documenta a esterilidade moral, espiritual e teológica da Igreja da Inglaterra e das igrejas que surgiram a partir dela.
John Wesley nasceu em 1703, na cidade de Epworth, sendo o 15º filho do reverendo anglicano Samuel

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas